Covas entrega 74 viaturas para Polícia Florestal e DEPRN

Novas viaturas vão reforçar o trabalho de licenciamento e fiscalização, além de atuar na campanha 'Mata Fogo'

ter, 09/05/2000 - 16h28 | Do Portal do Governo


O governador Mário Covas e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, entregaram nesta terça-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes, 74 novas viaturas à Polícia Florestal e de Mananciais e ao Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN). Os veículos serão utilizados no serviço de licenciamento ambiental e fiscalização em todo o Estado de São Paulo e também atuarão na campanha de prevenção ‘Mata Fogo’. As 74 novas viaturas se somam à frota de 450 veículos da Polícia Florestal e do DEPRN.
“Não tínhamos viaturas em número suficiente e as novas vão contribuir para fiscalizar o meio ambiente em São Paulo e deter os focos de incêndio,” disse Tripoli. As novas viaturas significam várias vantagens, avalia o secretário: “Primeiro, na fiscalização, no licenciamento ambiental e apoiando as coordenadorias ambientais; segundo, nos programas ecológicos educativos; e, por último, na operação Mata-Fogo, prevenindo os incêndios florestais no período de estiagem.”.
As novas viaturas dispõem de rádio-comunicação, permitindo o contato de todos os veículos com as bases. “Hoje você fala do rádio diretamente para a base, o que traz agilidade a todas as operações.”, informa o secretário. A Polícia Florestal recebeu 44 peruas Chevrolet S-10, cabine dupla, que serão distribuídas entre as companhias lotadas nos municípios de Taubaté, Sorocaba, Campinas, Araras, Birigui, Bauru, Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Franca, Ribeirão Preto e Capital. Os veículos destinados ao DEPRN – 30 carros Fiat Uno – reforçarão as equipes de localizadas nas região Oeste, Noroeste e Centro Paulista. A Polícia Florestal conta com 1.900 homens e o DEPRN com 214 integrantes para a fiscalização do meio ambiente no Estado.
O governador ainda fez a entrega simbólica de 140 uniformes para guarda-parques que trabalham em 10 unidades de conservação da Baixada Santista, Litoral Sul e Litoral Norte do Estado. Os uniformes foram cedidos pelo banco alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), que já é parceiro da Secretaria do Meio Ambiente no Programa de Preservação da Mata Atlântica. No segundo semestre, o Governo do Estado estará recebendo do banco alemão 60 veículos para se acrescentar à frota de fiscalização da Secretaria.
Para o comandante da Polícia Florestal e de Mananciais, Cel PM Salvador Pettinato, a necessidade operacional básica da corporação será reforçada. Estas viaturas serão direcionadas para as áreas mais carentes, informa. Cada área de atuação da Polícia Florestal tem sua particularidade, explica Pettinato, citando o complexo Billings-Guarapiranga e o complexo Cantareira, na Região Metropolitana. “Nós estamos tendo um cuidado especial no acompanhamento destes problemas. No Interior, a fiscalização é mais dirigida à caça e pesca predatórias, além dos rios e matas ciliares”, diz Pettinato
A fiscalização de mananciais e das áreas verdes, o combate ao desmamamento e o controle das reservas legais serão fortemente beneficiadas, afirma o diretor geral do DEPRN, José Edilson Marques Dias. “As viaturas vão estar cobrindo todo o interior, particularmente as regiões mais degradas e desmatadas. A finalidade é fiscalizar estas áreas remanescentes de vegetação e as de preservação permanentes que ainda estão intactas”, diz Marques Dias. Além disso, as viaturas vão contribuir para atender os pedidos da população em cortes de vegetação e facilitar os trabalhos de travessias em área de preservação permanente, informa o diretor-geral.

14 mil focos de incêndios combatidos no ano passado

No próximo dia 1º de junho deverá ser deflagrada a Operação Mata Fogo. Fruto de uma parceria entres as secretarias do Meio Ambiente, de Segurança Pública (com a participação também do Corpo de Bombeiros) e da Defesa Civil do Estado. Na operação, os pequenos focos são combatidos com ações preventivas evitando-se sua transformação em grandes incêndios. Estas ações são baseadas em uma rede de informações bem estruturada, ágil e bem dimensionada que já demostrou sua eficácia.
No ano passado, mais de 88 mil hectares de vegetação foram queimados. A coordenação da operação registrou 14.410 focos de incêndios nas matas, mobilizando rapidamente recursos humanos e materiais dos órgãos públicos e da iniciativa privada. A operação Mata-Fogo é realizada todos os anos nos mesmos de junho a outubro — época das secas –, quando é maior os riscos de incêndios.
Nos dias 8 a 12 de maio, a secretaria do Meio Ambiente realiza, em Atibaia, o primeiro treinamento de prevenção e combate a incêndios da operação “Mata-Fogo”. O curso oferecerá aulas de atendimento e socorro à fauna ameaçada, legislação florestal, cartografia e navegação, além de primeiros-socorros.