Covas entrega 72 viaturas para a Rota e 85 motos para a Rocam

(COM FOTOS) - Governador anunciou que ainda este ano todos os policiais em serviço terão coletes à prova de balas

ter, 25/01/2000 - 15h45 | Do Portal do Governo

Governador anunciou que ainda este ano todos os
policiais em serviço terão coletes à prova de balas

As novas viaturas e motocicletas entregues pelo governador Mário Covas para a Polícia Militar nesta terça-feira, dia 25, já estão nas ruas para o patrulhamento da Capital. Os veículos entraram em serviço logo após a cerimônia realizada esta manhã no Batalhão de Choque da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), na avenida Tiradentes. Covas elogiou o trabalho da Rota dizendo estranhar quando certas pessoas dizem que para solucionar o problema da segurança é preciso colocar a Rota na rua. ‘Isso é injustiça e descaso por uma instituição que nunca deixou de estar nas ruas. É não reconhecer um enorme trabalho’.
O governador disse que apesar do aumento da eficiência da Polícia ainda há muito por fazer para diminuir a criminalidade e apontou como problemas que aumentam a violência a grande distância social que existe na cidade de São Paulo. ‘A extrema riqueza convive com a extrema pobreza e isso causa uma reação’. Disse ainda que a vulgarização da violência nos meios de comunicação e em jogos infantis, o uso de drogas como o crack e o álcool também colaboram para disseminar os crimes. ‘Vamos vencer a insegurança e devolver a confiança do cidadão’, acrescentou o governador anunciando que em breve 25 mil armas apreendidas pela Polícia serão destruídas.
O secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, informou que no último ano foram batidos em 20% todos os recordes operacionais da Polícia o que demonstra a sua eficiência. Segundo ele, nunca foram feitas tantas prisões na história da Polícia de São Paulo. ‘Mas não é por termos esses números que deixamos de reconhecer que muito tem de ser feito’, disse o secretário, acrescentando que o controle da violência não está exclusivamente nas mãos da Polícia. O número médio de prisões mensais subiu de mil, em 1995, para oito mil atualmente.
Antes da cerimônia, Covas conheceu de perto os veículos que estavam sendo entregues: 72 Blazers para a Rota e 85 motocicletas Honda 400 cilindradas para a Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). Com investimento de R$ 4,8 milhões. O governador entrou em uma das Blazers para conhecer o equipamento utilizado. O comandante da Polícia Militar, coronel Rui César Melo, mostrou que as viaturas estão equipadas com armamento pesado como metralhadora 9 mm e carabina calibre 12. Já o secretário Petrelluzzi explicou que os policiais preferem esse tipo de viatura porque elas são mais altas e eles podem sair do carro já na posição em pé, o que facilita suas ações. As Blazers da Rota mantém a pintura na cor cinza escuro. Só foram aplicadas uma pequena faixa em branco, preto e vermelho e o telefone 190 na lateral.
As motocicletas da Rocam estão nas cores novas das viaturas da Polícia Militar: são brancas com detalhes em preto e vermelho. Segundo os integrantes da corporação, eles vão ganhar mais agilidade no trânsito já que esse modelo tem motor de 400 cilindradas (a moto anterior tinha motor de 350 cc) e está equipado com baú traseiro ao contrário das bolsas laterais que atrapalhavam as manobras quando passavam entre os carros nas ruas. O sistema de luzes também é novo.
O governador anunciou também que ainda este ano todos os policiais que necessitarem terão à disposição coletes à prova de bala. Disse ainda que as novas viaturas que farão patrulhamento nas áreas da periferia da cidade serão jipes modelo Land Rover, mais altos e que se adaptam melhor em terrenos de difícil acesso. Já o coronel César Melo informou que os policiais militares estão em treinamento para a utilização dos novos equipamentos como as pistolas semi-automáticas ponto 40 e os sprays de gás pimenta, que podem paralisar uma pessoa por alguns minutos facilitando a sua prisão sem a necessidade do uso de armas.
Com a entrega de hoje, o total de veículos recebidos pela Polícia Militar em cinco anos chega a 5.755 viaturas. Somados os carros entregues à Polícia Civil e ao Detran, o número sobe para mais de 7.500 veículos. Na última sexta-feira, dia 21, o governador entregou em São Vicente outras 94 viaturas e 30 motocicletas para a Baixada Santista. Somente em 1999 foram adquiridos 873 carros nos modelos Astra, Vectra e Blazer, 400 motos e cinco helicópteros, além de equipamentos como coletes (7.775 novos), pistolas ponto 40 (7.058) e sprays com gás semi-paralisante (7.500), que começam a ser distribuídos para a Polícia.
Covas, Lila Covas, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e o secretário Petrelluzzi receberam de presente uma boina e um bracelete emoldurado da Rota. Estavam presentes os secretários Ricardo Tripoli, do Meio Ambiente, Celino Cardoso, da Casa Civil, e o coronel Olavo Sant’Anna, da Casa Militar, o comandante do Policiamento de Choque, coronel Osvaldo de Barros Júnior, e o comandante interino da Rota, major Sérgio Carlos Filho.


2501rota250.zip


2501rota250a.zip


2501rota250b.zip


2501rota250c.zip


2501rota250e.zip