Covas entrega 132 viaturas para a Polícia do interior de São Paulo

Polícia melhora o desempenho nas cidades

sex, 22/09/2000 - 16h49 | Do Portal do Governo

Polícia melhora o desempenho nas cidades

O governador Mário Covas entregou nesta sexta-feira, dia 22, no município de Conchal, 132 viaturas policiais para 46 municípios das regiões de São João da Boa Vista, Rio Claro, Limeira e Bragança Paulista. O governador também repassou uma ambulância para o Centro de Reabilitação de Casa Branca.
Das 132 viaturas, 94 unidades foram destinadas para a Polícia Militar (91 carros e três motos) e outros 38 carros à Polícia Civil.

As viaturas integram um lote de três mil que estão sendo distribuídas pelo governador em todo o Estado, e representam um investimento de R$ 90 milhões. A ação faz parte da política do Governo paulista de reequipar e modernizar a Segurança Pública. Cerca de R$ 343 milhões já foram aplicados no setor desde 1995. Ao todo, a administração Covas está completando a entrega de 11 mil veículos para a polícia: “Desde a época do Padre Anchieta, nunca se investiu tanto em viaturas e equipamentos para a polícia na história de São Paulo”, enfatizou o governador.
Para o secretário adjunto da Segurança Pública, Papaterra Limongi, “com essas viaturas, a polícia vai desempenhar, ainda melhor, seu papel pela segurança das cidades.”

O governador falou sobre o Infocrim, a nova ferramenta para enfrentar o crime na cidade de São Paulo, lançado nesta quinta-feira, dia 21, pela Secretaria da Segurança Pública. “Esse é mais um passo para o combate e prevenção dos crimes, pois a polícia vai ter on-line um mapeamento de todos os detalhes que acontecem em São Paulo”.

Covas comentou ainda que a polícia melhorou muito seu desempenho, mas as pessoas ainda têm medo e que, mesmo com mais aparato de segurança, a violência ainda existe. O governador esclareceu que segurança e violência são coisas diferentes. “A segurança é problema da polícia e a violência só pode ser combatida por toda a sociedade. A violência começa de várias formas, uma delas é a desestruturação familiar. Os filhos de famílias desestruturadas vão para as ruas e, logo cedo, chegam às drogas e ao banditismo”, e complementou falando da criminalidade em Nova York: “As pessoas falam muito da tolerância zero com o crime em Nova York, mas esquecem, por exemplo, que a violência diminuiu quando o prefeito da cidade mandou construir diversas quadras de esportes, para que crianças e jovens gastem o tempo ocioso fazendo uma coisa útil.”

Ercília Della Méa / Gláucia Basile