Covas encerra o 44º Congresso Estadual de Municípios no Guarujá

Governador ressaltou a importância dos municípios para o desenvolvimento do país

sáb, 01/04/2000 - 15h37 | Do Portal do Governo


Guarujá – Em meio a calorosa recepção por parte dos congressistas, visitantes e da população do Guarujá, o governador Mário Covas encerrou neste sábado, dia 1º de abril, os trabalhos do 44º Congresso Estadual de Municípios, realizado desde o último dia 27, nas instalações do Hotel Casa Grande.
‘Desde o início da história, o homem percebeu que em conjunto é capaz de realizar mais do que poderia estando sozinho’, disse o governador ao ressaltar a importância dos municípios para o desenvolvimento do país. ‘O município é resultado de um grande processo histórico que afinal decidiu por conta própria e por vontade coletiva de que maneira devia atuar’. Covas observou que a palavra democracia não é só um regime de governo mas existência de um organismo dentro do qual a presença do ser humano possa ser mais sensível do que em qualquer outro lugar. ‘E isso acontece com maior dose de intensidade exatamente no município, onde o povo está mais perto do poder, com condição de fiscalizar e falar’, disse.
Lembrando que em seu primeiro mandato visitou os 645 municípios paulistas para sentir as aspirações de cada cidade, Covas falou sobre a necessidade de o governante dizer ‘não’ ainda que isso seja desagradável. ‘Quem governa e recebe um mandato não existe só para as concordâncias. Toda vez que a minha consciência indicar que honro o voto que recebi, tomando uma decisão que episodicamente não seja da maioria, vou tomá-la reiteradamente’.
O presidente da Associação Paulista dos Municípios, deputado Celso Giglio, elogiou ‘a confraternização entre os prefeitos no decorrer do encontro onde todos vieram em busca de caminhos para melhorar a qualidade de vida em suas cidades’. Lembrando que o lançamento de Covas para candidato à reeleição ao Governo de São Paulo aconteceu no Congresso da Praia Grande, Celso Giglio destacou: ‘O governador é o nosso grande municipalista. Esse Congresso sempre conseguiu grandes feitos. Espero que consiga mais um’.
Em breve relato sobre a situação da saúde no Brasil, o ministro José Serra falou sobre a distribuição de verba do Governo Federal para a municipalização da saúde. ‘Em relação ao Estado de São Paulo, mensalmente são enviados R$ 30 milhões para serem distribuídos aos municípios. Para o Guarujá, são destinados cerca de R$ 200 mil por mês’, disse Serra.
O presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, marcou sua presença no encerramento do 44º Congresso dos Municípios com palestra em que destacou a preparação do Fórum de São Paulo – Século 21, um instrumento de luta da sociedade em parceria com a Assembléia, para construção de um projeto estratégico para o Estado de São Paulo. ‘O relatório do projeto é resultado do trabalho de 16 grupos temáticos envolvidos no projeto e será apresentado em dezembro deste ano’, explicou Macris.
Após a cerimônia, o governador informou, em entrevista coletiva, que os responsáveis pela fuga de quatro adolescentes da Febem do Guarujá foram identificados e demitidos de seus cargos.