Covas empossa novo secretário da Fazenda

Covas disse que o Governo Eletrônico de São Paulo é mais avançado que o do Governo Federal

qua, 17/01/2001 - 15h43 | Do Portal do Governo


Covas disse que o Governo Eletrônico de São Paulo é mais avançado que o do Governo Federal

Institucionalizar os mecanismos que assegurem a disciplina fiscal e a transparência na administração dos recursos públicos são as principais ‘missões’ que o novo secretário da Fazenda, Fernando Dall’Acqua, anunciou durante solenidade de posse no Palácio dos Bandeirantes. Dall’Acqua, que era adjunto da pasta, foi empossado pelo governador Mário Covas nesta quarta-feira, dia 17, em substituição a Yoshiaki Nakano. O ex-secretário ocupava o cargo desde o início do primeiro mandato de Covas.
Durante anúncio das medidas prioritárias que adotará como secretário, Fernando Dall’Acqua ressaltou a importância de continuar a política de só gastar o que for arrecadado. ‘Não podemos, jamais, esquecer essa regra criada pelo governador Mário Covas e que hoje atende pelo pomposo nome de responsabilidade fiscal’, disse.

Em seu discurso, Covas lembrou o colapso financeiro que o Estado de São Paulo enfrentava na época em que Nakano assumiu e destacou a ação da equipe da Secretaria da Fazenda na recuperação do Tesouro paulista. O governador também falou sobre a importância de que erros como o mau uso do dinheiro público jamais sejam repetidos. ‘Não podemos perder nenhuma oportunidade de lembrar algo que nunca mais pode acontecer no Brasil. As safadezas, os desmandos, os erros, os absurdos que se cometeram ao longo do tempo não podem ser repetidos neste país’. Muito bem-humorado, ao encerrar o discurso o governador brincou com a imprensa: ‘Hoje vocês não vão dizer que eu gaguejei’.

Yoshiaki Nakano falou sobre seu orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido frente à Secretaria. ‘Conseguimos sanear as finanças do Estado, proposta de campanha do então senador Mário Covas, e a Secretaria da Fazenda modernizou-se’, disse. Nakano destacou ainda a transparência e controle da atual administração e disse estar deixando o cargo com a certeza do dever cumprido.

Sobre sua nova função como assessor especial para assuntos relativos ao Governo Eletrônico, um dos maiores avanços da gestão Covas, o ex-secretário disse ser muito eficiente. ‘Nossos serviços eletrônicos são tão avançados que podem ser comparados aos melhores do mundo em quantidade e qualidade’, disse. Ele observou que atualmente os funcionários sentem orgulho de pertencerem ao quadro fazendário, e, lembrando o processo de requalificação pelo qual todos passaram, disse: ‘Novos conceitos de gestão pública foram incorporados e estabelecemos um novo relacionamento entre os funcionários e deles com os usuários e contribuintes’.