Covas empossa novo presidente da CDHU

(Com Foto) - Governador reafirma a meta de construir mais 250 mil unidades da CDHU até 2002

qui, 20/01/2000 - 15h14 | Do Portal do Governo

Na cerimônia de posse do engenheiro Nelson Peixoto Freire, novo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), nesta quinta-feira, dia 20, o governador Mário Covas reafirmou que a meta de entregar 250 mil moradias populares, até o final de 2002, está mantida.
O novo presidente da CDHU declarou-se impressionado com a estrutura da empresa e com os projetos em andamento, e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo. Ele declarou ainda que seu grande desafio será o de ‘sincronizar gestão, planejamento e produção, para que a engrenagem funcione harmoniosamente’. Nelson Freire deixou claro que confia na atual estrutura de colaboradores e do seu engajamento nesse projeto, e enfatizou que vai presidir a companhia de forma transparente.
Durante a cerimônia, Covas agradeceu ao ex-presidente Goro Hama pelo trabalho realizado nos cinco anos que esteve à frente da CDHU, período em que foram construídas 140 mil moradia populares. O governador declarou também, que mantém o convite para que Goro Hama permaneça no governo, trabalhando em sua assessoria especial.
‘Aceitei a demissão da atual diretoria por achar injusto mantê-los no cargo, sob um grande volume de críticas. Mas reforço a minha posição de apoiá-los, porque tenho um julgamento próprio. E, até que uma condenação ocorra, eu preservo o direito de apoiar cada cidadão que considerar inocente’, ressaltou o governador.
O secretário da Habitação, Francisco Prado de Oliveira, elogiou o ex-presidente Goro Hama comparando-o a um general que sai para ser substituído por outro, Nelson Freire, que deverá dar continuidade a este trabalho.
Goro Hama, ex-presidente da CDHU, fez um balanço de sua gestão e agradeceu ao governador Mário Covas pela oportunidade de renovar a CDHU. Goro destacou, como a principal ação da companhia neste período, a instituição dos sorteios para aquisição de moradias, ‘rompendo com o apadrinhamento’. Lembrou ainda que foram realizados: o enxugamento da estrutura, ampliação do trabalho, redução de custos, aumento das áreas construídas das unidades habitacionais. ‘Celebramos contratos em nome da mulher, desenvolvemos e implantamos um programa de qualidade, premiado internacionalmente, e criamos muitos empregos, assegurando direitos dos portadores de deficiência’, concluiu.
Participaram da posse o vice-governador Geraldo Alckmin, secretários de Estado, o presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, deputados estaduais, presidentes de companhias estaduais e presidentes de entidades.

Nelson Peixoto Freire tem 67 anos é engenheiro mecânico e eletricista formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi vice-presidente e duas vezes presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e eletrônica (Abinee), membro do Comitê Gestor da Internet e membro do Conselho Consultivo da Anatel. Freire ocupa hoje o cargo de Delegado do Sindicato da Indústria Eletro-Eletrônica do Estado de São Paulo, junto à Fiesp e é membro do Conselho de Administração da Fundação Centro Tecnológico de Informática – CTI. É dono da Ecil/Yokogawa, empresa que fabrica instrumentação analógica e digital, e da Ecil Informática, que fabrica e comercializa computadores industriais para controle de processos.


2001cdhuposse250a.zip