Covas empossa nova procuradora-geral do Estado

nd

ter, 05/09/2000 - 15h47 | Do Portal do Governo

Atuar com dignidade harmônica e independente, com fé, trabalho e justiça são itens prioritários para a nova procuradora-geral do Estado. A declaração é da própria Rosali de Paula Lima, empossada nesta terça-feira, dia 5, pelo governador Mário Covas. Ela substitui o ex-procurador geral do Estado, Márcio Sotelo Felippe que ocupou o cargo durante os últimos cinco anos e oito meses.
Avaliando como penosa e gratificante a cerimônia de transmissão de cargo, Covas explicou ser pouco identificado com mudanças governamentais, razão pela qual seu secretariado teve o mínimo de substituições. Entre os motivos da manutenção de seus colaboradores, Covas citou o conhecimento aprofundado com o convívio, o desperdício de perder alguém com o know-how acumulado após um tempo de trabalho, e brincou: “O terceiro motivo talvez o mais fundamental é que não é fácil encontrar quem me ature no governo”.
O governador esclareceu que a saída de Márcio Sotelo Felippe é devido ao forte stress que o atingiu, e elogiou a atuação do ex-procurador. “Durante todo o tempo, ele exerceu o cargo com absoluta isenção e conduta absolutamente retilínea” disse Covas. Ele observou que, por questão de princípio, o procurador nunca recebeu do Governo qualquer solicitação para ficar ao seu lado em detrimento do Estado.
Desejando sucesso à nova empossada, Covas disse que as mulheres são muito mais rigorosas nos cargos que ocupam e, em tom de brincadeira, observou: “Talvez por agüentarem as dores do parto elas esquecem que os homens são tão pernetas para a dor. Percebi isso nas minhas passagens pelo hospital onde as tarefas mais dolorosas são sempre comandadas pelas mulheres”.
Rosali de Paula Lima disse estar muito honrada com o convite e lembrou sua trajetória durante os mais de 35 anos prestados ao Estado, 20 dos quais dentro da Procuradoria Geral do Estado. “Desse período trago a experiência de uma vida de trabalho voltado à causa pública e se competência não nos falta também não há de faltar a suficiente coragem de buscar o êxito ”, disse.
Especializada nas áreas administrativa e tributária, a nova procuradora professora e advogada, atua na Procuradoria Geral do Estado , tendo chefiado unidades nas áreas do Contencioso e da Consultoria Geral. Na Procuradoria Fiscal, exerceu a chefia das unidades responsáveis pela cobrança da Dívida Ativa e pela elaboração e acompanhamento de recursos aos Tribunais Superiores, na área tributária.
Chefiou ainda as Consultorias Jurídicas das secretarias dos Negócios Metropolitanos, da Habitação e Desenvolvimento Urbano, dos Transportes Metropolitanos e da Fazenda. Em 1995, foi nomeada subprocuradora geral do Estado (área da Consultoria Geral) e, de 1996 a 1999, exerceu o cargo de procuradora geral adjunta, período em que participou ativamente do Programa Estadual de Desestatização. Em janeiro de 2000, foi nomeada chefe de gabinete da Secretaria da Administração Penitenciária, onde permaneceu até sua nomeação para o cargo de Procuradora-Geral do Estado, no dia 2 de setembro.
Márcio Sotelo Felippe destacou a importância de ter ocupado o cargo durante cinco anos e oito meses e elogiou o Governo Mário Covas. “Todos os procuradores que estão aqui podem testemunhar que a importância e a dignidade que o senhor conferiu à nossa Instituição não tem paralelo. Sempre confiando nela e vendo nela a idéia de Estado que é o seu sentido: O primado da norma jurídica como instrumento da moralidade pública”, disse.