Covas e Vicente Fox destacam laços entre Brasil e México

nd

qui, 10/08/2000 - 13h00 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas recebeu no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira, dia 10, a visita oficial do presidente eleito do México, Vicente Fox. Fox veio reiterar a intenção de estreitar as relações econômicas e culturais entre México e Brasil. Covas considera essa proposta bem-vinda, pois acredita que qualquer acordo bilateral com outro país beneficia o Brasil e, conseqüentemente, São Paulo. ‘O Estado é sempre beneficiado porque é o centro industrial do país. Além de São Paulo, todo o país lucrará se os negócios comerciais do Brasil forem ampliados’, disse.
Após o encontro, Vicente Fox declarou aos jornalistas que está no Brasil para ‘deixar bem claro que o coração do México, como país, está com a América Latina’. Disse ainda que pretende intensificar muito a relação bilateral com o Brasil, pois acredita que ‘essa troca vá gerar desenvolvimento e possibilitar a superação dos problemas comuns que temos como países’.
O governo mexicano já está negociando com o Brasil acordos para possibilitar mais comércio e também estão sendo facilitadas as visitas empresariais. Além disso o México eliminou, em 1º de agosto, a necessidade de vistos para brasileiros visitarem o país. Fox, que assume a presidência em 1º de dezembro, revelou também que pretende iniciar negociações para que o seu país passe a fazer parte do Mercosul.
Após receber o presidente eleito do México, o governador informou à imprensa os valores de financiamento na CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) nos últimos anos. Leia as declarações de Covas