Covas discute comércio eletrônico com delegação norte-americana

(Com fotos) - Central Digital disponibilizará informações a partir de abril para quem deseja investir no Estado

ter, 15/02/2000 - 12h01 | Do Portal do Governo

Interessados em negociar com um dos países que apresentam as maiores taxas de crescimento anual em comércio eletrônico, empresários norte-americanos reuniram-se com o governador Mário Covas e representantes estaduais nesta terça-feira, dia 15, no Palácio dos Bandeirantes. O principal objetivo do Governo do Estado no encontro, segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal, seria a “via dupla” na negociação: proporcionar que pequenas e médias empresas brasileiras também usufruam do mercado norte-americano, vendendo seus produtos nos EUA, via Internet. “Além da atração de novos investimentos, proporcionar a interatividade dos mercados seria muito interessante para nós”.
De acordo com Aníbal, o assunto do encontro foi o conhecimento detalhado do mercado brasileiro. Para isso, explicou, será disponibilizada a partir de abril deste ano uma Central Digital com todas as informações necessárias a quem deseja investir no Estado, como cadeia produtiva, sistema logístico e a população de cada região.
“Na realidade, as informações que os empresários sempre vêm obter nas reuniões com representantes do Estado poderão ser acessadas de forma mais simples e democrática, o que agilizará os investimentos em São Paulo”, disse Aníbal.
A delegação, composta de 20 empresários das áreas de comércio eletrônico, telecomunicações, energia, química e infra-estrutura, além do embaixador norte-americano no País, Anthony Harrington, veio de olho em um potencial mercado: os índices de crescimento na América Latina na venda de computadores, no número de usuários de Internet e volume comercializado eletronicamente são os que mais crescem mundialmente, segundo a International Data Corporation. E o Brasil responde por mais de 60% deste bolo. Estima-se para os próximos dois anos no País, taxas de crescimento de 236% do número de usuários em relação a hoje.
Depois do encontro com Covas, a delegação participa de um encontro de negócios na Câmara de Comércio Exterior. O secretário de Comércio norte-americano, William Daley, que chefiaria a delegação, foi obrigado a cancelar sua participação nas reuniões devido a uma convocação extraordinária do presidente Bill Clinton.