Covas deverá receber alta ainda nos dois próximos dias

A equipe médica começa realizar exames de pré-alta hospitalar

seg, 04/12/2000 - 15h02 | Do Portal do Governo


Com tanta disposição que o permite manter a rotina de despachos administrativos em seu quarto no sexto andar do Instituto do Coração, e quadro clínico com excelente evolução, o governador Mário Covas pode ter alta até a próxima quinta-feira. A informação foi dada nesta segunda-feira, dia 4, pelo médico particular de Covas, o infectologista, David Uip, que integra a equipe que atende Covas, no Incor. “O governador está tão bem que hoje à tarde começaremos um processo de reavaliação através de um conjunto de exames que chamamos de pré-alta, e que compreende radiografias gerais, exames laboratoriais, e tomografias”, disse.
Segundo o infectologista, Covas apresenta irrelevante drenagem do líquido seroso pela incisão cirúrgica, e os medicamentos via venosa estão sendo retirados. “Esses eram motivos fortes para sua permanência aqui. Acabando esses problemas já podemos preparar a alta”, comemorou. Uip disse ainda que, logo pela manhã, Covas lhe contou entusiasmado que, pela primeira vez desde sua internação, conseguiu dormir essa noite durante seis horas seguidas e sem auxílio de medicamentos.
Mesmo assim, Uip observou não poder garantir o dia da alta hospitalar que depende dos resultados dos exames finas. “Nossa idéia é que ele tenha alta nas próximas horas, terça, quarta ou quinta-feira. O mais rápido possível dentro das garantias de que ele esteja bem”, frisou. O infectologista garantiu que o ritmo de trabalho do governador após a volta para casa será determinado pelo próprio paciente. Para Uip, é claro e normal que o governador não sai do hospital com “fôlego total, o que nem seria possível depois de duas semanas de internação”, mas também não sairá com limites impostos pela equipe. “Ele vai tocar a vida dentro do Palácio, normalmente”, reafirmou.
Os resultados dos exames do material coletado durante a cirurgia e que estão sendo realizados nos Estados Unidos, deverão chegar ainda esta semana. “O Brentani (dr. Ricardo Brentani, oncologista da equipe) vai aos Estados Unidos conversar com os especialistas de lá, vai trazer os resultados e só depois de termos chegado a um consenso conversaremos com o governador e seus familiares.