Covas destaca transparência no site da Assembléia Legislativa

Governador aponta que tecnologia da Internet aproximará população do Poder Legislativo

qua, 22/03/2000 - 21h37 | Do Portal do Governo


Governador aponta que tecnologia da Internet aproximará população do Poder Legislativo.

A Assembléia Legislativa lançou nesta quarta-feira, dia 22, seu novo site na Internet (www.al.sp.gov.br). Entre as opções destaca-se o acesso dos cidadãos aos projetos de lei e emendas, assim como a possibilidade de poder opinar com críticas e sugestões aos projetos em andamento dos deputados. Para o governador Mário Covas ‘este serviço aproximará o parlamentar do povo e dará maior transparência ao processo do Legislativo’.
O Poder Legislativo de São Paulo, destacou Covas, além de ser extremamente atuante, tem um percentual bastante inferior em relação ao orçamento de outros Estados: ‘É um dos poderes que menos gasta em São Paulo e ainda tem vinculada a ela o Tribunal de Contas, que dá em torno de 2% do valor do orçamento, o que é um número bastante significativo, quando tomado comparativamente’, afirmou.
O presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris destacou as mudanças provocadas pela nova tecnologia. ‘A Internet está revolucionando a vida das pessoas e a informação é fundamental para a democracia, tornando o cidadão a par da vida política’, disse. Entre os trabalhos realizados pela Casa, Macris citou o Fórum São Paulo – Século XXI, que tem como intuito discutir o Estado e planejar políticas públicas divididas em 16 grupos temáticos. O Parlamento Jovem Paulista também foi lembrado por Macris. O programa, cuja segunda edição será em novembro, permite aos estudantes executarem por um dia a rotina de um deputado para terem uma idéia de como é a vida política na Assembléia.
Além dos deputados e representantes de bancadas estiveram presentes o conselheiro Robson Marinho, presidente do Tribunal de Contas de São Paulo, os secretários da Casa, os deputados Roberto Gouveia (PT) e Paschoal Thomeu (PTB), além dos secretários estaduais do Trabalho, Walter Barelli; de Economia e Planejamento, André Franco Montoro Filho; da Casa Civil, Celino Cardoso; de Energia, Mauro Arce; e de Comunicação, Osvaldo Martins.