Covas defende justiça social na Conferência da Indústria da Construção

nd

seg, 08/05/2000 - 17h57 | Do Portal do Governo


Políticas que promovam justiça social e melhor produtividade com vistas à melhoria da qualidade de vida da população foram algumas das teses defendidas pelo governador Mário Covas, durante almoço com mais de 500 empresários que participaram da 1ª Conferência Nacional da Indústria da Construção – Confic, realizada nesta segunda-feira, dia 8, no Maksoud Plaza.
O objetivo do encontro, que contou com a presença do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, na cerimônia de abertura, é apresentar propostas concretas para o crescimento da economia brasileira elaboradas a partir de palestras e debates. Os temas abordados tratam de alternativas para um modelo eficiente de regulação das relações do trabalho, de condições básicas para o desenvolvimento da infra-estrutura nacional e da formulação prática de sistemas para superação do déficit de moradias, para alcançar como resultado a melhoria da qualidade de vida da população.
Covas falou dos problemas enfrentados pela população de menor renda no país e enfatizou a necessidade de uma luta maciça para mudar a realidade brasileira. Ele destacou que o crescimento das demandas sociais são cada vez maiores e que não basta aumentar a oferta de trabalho se as causas de seu desequilíbrio não forem atacadas por todos os segmentos da sociedade. “É ilusório imaginar que esses desequilíbrios – sérias barreiras para a competitividade do país e ameaça para estabilidade social – possam ser resolvidos unicamente pela ação do aparelho estatal”, disse.
Além dos empresários do setor da Construção, participaram das discussões autoridades governamentais e técnicos da área econômica. Entre eles, os ministros Francisco Dornelles, do trabalho e Emprego, o ministro Álcides Tápias, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ovídio de Ângelis, o vice-governador Geraldo Alckmin e os jornalistas Joelmir Betting e Luís Nassif.