Covas cria Fundo de Aval e expande financiamento para agricultores

Fórum Agro - 2000 reúne mais de 1,2 mil representantes da cadeia do agronegócio paulista

ter, 25/07/2000 - 15h30 | Do Portal do Governo

Fórum ‘Agro – 2000’ reúne mais de 1200 representantes da cadeia do agronegócio paulista

Os pequenos agricultores paulistas já contam com mais um benefício, além do seguro contra perdas que o Governo, por meio da Cosesp, vem praticando desde o início desta administração. O governador Mário Covas assinou nesta terça-feira, dia 25, documento que cria o Fundo de Aval, mecanismo que possibilita empréstimos rurais, por meio de bancos comuns com aval do Governo do Estado, dentro do Fundo de Expansão da Agricultura e da Pesca (Feap).
O documento foi assinado durante a abertura do 1º Fórum do Agronegócio Paulista – Agronegócio 2000 – Financia São Paulo, que contou também com a presença do ministro da Agricultura, Marcos Vinicius Pratini de Moraes, do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, e mais de 1.200 representantes das cadeias produtivas do setor rural de todo o Estado, que lotaram o auditório Ulysses Guimarães, do Palácio dos Bandeirantes.
Com objetivo de divulgar os mecanismos e fontes existentes para financiamento ao agronegócio de São Paulo, o Fórum será realizado durante todo o dia e contará com palestras de secretários e técnicos do setor. Em esquema de tele-conferência, o Fórum foi transmitido ao vivo, via satélite, para sete municípios do Interior.
Inicialmente, o Fundo será constituído de R$ 10 milhões o que significa estar habilitado para dar até R$ 80 milhões de aval. “O fundo pode financiar até oito vezes seu valor e a diferença da taxa de juros cobrada pelos bancos também será coberta pelo Feap. Os empréstimos têm, tradicionalmente, juros de 4%.”, disse Covas.
Covas disse que o Feap, criado em seu governo para atender os pequenos agricultores e, sobretudo a pesca artesanal já atendeu cerca de seis mil empréstimos e, devido às taxas de juros bastante baixas, conseguiu recuperar vários pescadores. “Depois, o fundo foi evoluindo e, com a modificação de hoje, o empréstimo poderá ser feito em qualquer banco com garantias dadas pelo Estado”, disse.
O ministro Pratini de Moraes elogiou a iniciativa do governador Mário Covas de realizar o Fórum “nesse momento tão oportuno”. “Ele coincide com várias ondas de frio que afetaram o agronegócio paulista, paranaense e de Minas Gerais. É um momento de parar para refletir sobre as novas medidas a tomar para assegurar a renda do produtor e, isso agora, é possível pela estabilidade da moeda”, disse o ministro.
“São Paulo nunca teve tantos investimentos no setor da agricultura como no governo Mário Covas”, disse o secretário Meirelles. Ele destacou que o Governo de São Paulo elegeu o agronegócio como prioridade do Estado retornando ao patamar histórico de São Paulo parou há muitos anos. “Essa é a forma como São Paulo pode responder ao desafio da geração de emprego urgente e imediato para aqueles que com menor qualificação profissional podem dar uma expressiva contribuição ao país”, disse Meirelles.
Ele lembrou que os gigantescos investimentos que o Governo do Estado tem feito na área de ciência e tecnologia são a primeira etapa da cadeia produtiva do agronegócio, importantíssimo setor para o crescimento do país. “O agronegócio é a única fronteira que temos com a urgência que o Brasil precisa para dar emprego, trabalho e renda e, sobretudo garantir o equilíbrio da balança de exportações num país onde 41% do que se exporta é produzido pelas mãos dos trabalhadores rurais”, destacou.
O agronegócio paulista representa 37,2% do PIB estadual, corresponde a 15% da produção agrícola nacional, e gera 15% dos empregos no Estado de São Paulo.