Covas comunica afastamento temporário aos secretários

Bem-humorado, Covas elogia Alckmin e diz que pretende visitar algumas obras durante a sua licença

seg, 22/01/2001 - 20h27 | Do Portal do Governo


Bem-humorado, Covas elogia Alckmin e diz que pretende visitar algumas obras durante a sua licença

O governador licenciado Mário Covas comunicou pessoalmente nesta segunda-feira, dia 22, aos seus secretários, a decisão de se afastar temporariamente do exercício de suas funções. Disse ainda que pretende, nesse período, visitar algumas obras já entregues ou em andamento, mas não se comprometeu a cumprir qualquer agenda. “Por insistência da minha mulher e dos meus filhos eu resolvi dar um tempo para cuidar só da saúde, e olha que ninguém pode dizer que eu não tenho cuidado disso”, disse. Em seguida reiteirou a confiança em seu vice, Geraldo Alckmin, que durante o período de afastamento de Covas assume as funções de governador do Estado. “Alckmin é o homem certo na hora certa, ele vai inaugurar mais de seis obras por semana”, brincou, provocando risos de todos.

Segundo o secretário de Comunicação, Osvaldo Martins, que falou com os jornalistas após o encontro, foi uma reunião bastante informal, que começou e terminou com palmas. ‘Todos nós gostamos muito de ver o estado de espírito, a lucidez e o bom-humor do governador’, disse Martins. Covas pediu licença a Alckmin, e aproveitou para falar sobre a urgência da conclusão de alguns projetos, em especial na área da saúde, entre eles o término do Hospital que ficou conhecido como Instituto da Mulher, dos hospitais de Bauru e Mogi e do novo hospital de Francisco Morato, além do hospital Dante Pazzanezzi e do cronograma de implantação dos mini-hospitais de 50 leitos. Disse ainda que pretende visitar algumas obras já inauguradas, citando a reurbanização da Favela México 70, em São Vicente, que teve as primeiras 70 unidades habitacionais entregues por Alckmin no último sábado.

Ao lado de sua mulher, Lila Covas, e dos filhos, Renata e Mário Covas Neto, Covas fez diversos elogios ao governador em exercício, “companheiro de todas as horas e que está sempre pronto a me dizer sim”. E ainda se colocou à disposição para discutir com ele o que for necessário. “Eu moro aqui (referindo-se à ala residencial do Palácio dos Bandeirantes), portanto estou disponível.”

Covas chamou Alckmin ao hospital logo pela manhã: escreveu a solicitação de seu afastamento temporário e pediu que os secretários fossem convocados, para que ele pudesse fazer uma comunicação pessoal. A primeira reunião do secretariado aconteceu às três da tarde, sem a presença de Covas, que nesse horário descansava em sua casa no Palácio dos Bandeirantes, depois de uma noite de pouco sono. Pouco antes das seis da tarde, os secretários participaram de uma nova reunião, desta vez mais informal e com a presença de Covas.

A solicitação de afastamento temporário do governador Mário Covas foi comunicada oficialmente à Assembléia Legislativa, por meio de ofício encaminhado pelo governador em exercício Geraldo Alckmin ao presidente da Casa, deputado Vanderlei Macris. Alckmin também encaminhou o mesmo expediente ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.