Covas começa a despachar no Incor

Animado, governador amplia suas caminhadas e chama Alckmin para discutir questões de Governo

seg, 27/11/2000 - 20h15 | Do Portal do Governo


Animado, governador amplia suas caminhadas e chama Alckmin para discutir questões de Governo

O governador Mário Covas continua se recuperando bem da cirurgia a que foi submetido na última terça-feira para a retirada de tumor na região do abdômen. Pela primeira vez desde a operação, Covas despachou normalmente: assinou cerca de 30 decretos – a maior parte deles autorizando créditos suplementares – e conversou com o seu vice, Geraldo Alckmin, sobre o andamento das ações de Governo, em especial sobre o processo de privatização da Cesp Paraná, que vai a leilão no dia 6 de dezembro. Leu os jornais, viu televisão, caminhou pelos corredores do sexto andar do Incor e até se permitiu um pouco de lazer, jogando paciência no seu computador portátil. À tarde, como acontece todos os dias, inclusive no período em que está no hospital, recebeu o fluxo de caixa diário, relatório que traz o movimento da arrecadação do ICMS do dia.

De acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira, dia 27, pela Assessoria de Imprensa do Incor, o quadro clínico do governador no sexto dia pós-operatório é estável. Os problemas de distensão abdominal e de congestão pulmonar observados no domingo à tarde foram corrigidos e o paciente não apresentou novos registros de irregularidades no ritmo cardíaco. Depois de ter algumas noites com sono irregular, Covas voltou a dormir bem na última noite e pela manhã já havia retomando a dieta – líquidos, pastosos e sólidos – que teve de ser suspensa para a correção das intercorrências abdominais. Pela manhã, o governador já estava liberado para comer pão de forma e queijo branco. Tomou uma sopa de legumes no almoço, com mamão papaia como sobremesa. No lanche da tarde o cardápio já inclui iogurte, queijo e pão com margarina e para o jantar uma canja de galinha, além de bananas cozidas.

Várias pessoas vieram ao Incor para obter notícias sobre o estado de saúde do governador e para deixar suas mensagens de solidariedade. No gabinete avançado instalado no andar térreo do Instituto do Coração os assessores do governador já registraram mais de duas mil mensagens enviadas por fax, e-mail, telegrama ou deixadas pessoalmente pelos visitantes.

Nesta segunda-feira, a mulher do presidente Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso, passou pelo Incor antes de embarcar para Brasília. Disse que queria ter notícias mais recentes e ficou satisfeita ao ser informada da evolução positiva do quadro clínico do governador. Além dos secretários de Estado, que rotineiramente passam pelo Hospital após o expediente, também estiveram no Incor a mulher do ministro Sérgio Motta, Vilma Motta, e a deputada federal Luísa Erundina (PT-SP). ‘Vim deixar um abraço e dizer que estamos rezando para que Deus continue lhe concedendo o dom da vida, para que ele continue trabalhando para o nosso povo’, disse.