Covas anuncia novas obras na Zona Leste de São Paulo

nd

sáb, 12/08/2000 - 14h33 | Do Portal do Governo

Programa de Alfabetização de Adultos da Zona Leste vai atender aproximadamente 25 mil pessoas

O governador Mário Covas autorizou na manhã deste sábado, dia 12, no bairro de Ermelino Matarazzo, a criação de 400 novos núcleos do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Zona Leste. As novas unidades deverão atender mais 10 mil pessoas, numa parceria da Secretaria Estadual da Educação com igrejas e associações. Atualmente as 600 unidades existentes atendem 15 mil pessoas. O anúncio foi feito durante a inauguração da escola EE Irmã Annete Fernandes de Mello, no Jardim Queralux.
Covas elogiou o Programa de Alfabetização, “que cria uma sociedade articulada” e anunciou também a construção de um Centro de Convivência para Portadores de Deficiência e de quatro campos de futebol no Jardim Queralux. O governador informou ainda que será construída uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) no local, anteriormente reservado para a construção do Centro de Detenção Provisória em AE Carvalho. A mudança deve-se a resistência dos moradores em ver funcionando no local o Centro de Detenção.
A escola inaugurada começa a funcionar na quarta-feira para 900 alunos, mas tem capacidade de receber até 1500 crianças, distribuídas entre os horários matutino, vespertino e noturno. Possui 16 salas de aula, quadra de esportes – que deverá ser coberta por determinação do governador – e departamentos administrativos. Com uma área construída de 1,9 mil metros quadrados, acrescenta mais 1.920 vagas à rede de ensino. Os alunos de Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) contarão ainda com uma sala de Meio Ambiente, onde será desenvolvido um programa realizado em parceria entre as secretarias da Educação e do Meio Ambiente e a Sabesp para a preservação ambiental.
A secretária da Educação, Rose Neubauer, informou que os alunos terão cinco horas de aula por dia e no futuro contarão com sala de informática e reforço escolar.
O padre Ticão, líder comunitário na Zona Leste, lembrou que nos últimos 20 anos, Covas foi o governador que mais benefícios trouxe para a região. Entre eles destacou a implantação do Programa Qualis (Médico de Família) inaugurado em abril deste ano, além de ligações de água e luz e o grupo de alfabetização de adultos.
Desde 1995, o Governo do Estado entregou em Ermelino Matarazzo 32 salas de aula e criou 3.600 novas vagas entre obras e ampliações. Neste mesmo período, também foram efetuadas 31 reformas, beneficiando 20.019 alunos do bairro. Além disso, estão sendo construída mais uma escola, com 17 salas de aula, que irá gerar 1.785 novas vagas e reformadas mais duas, que beneficiarão 2.597 alunos.
A diretoria de Ensino Leste 1, no qual está jurisdicionado o bairro de Ermelino Matarazzo, também realizou na atual gestão, 17 intervenções, entre novas obras e ampliações, criando 9.870 novas vagas e 147 reformas, beneficiando 115.523 alunos. Ainda estão em execução uma nova obra, que irá gerar 1.785 novas vagas e 17 reformas, para 25.645 alunos.
Ainda hoje, o governador segue para o município de Cabreúva, onde inaugura a EMEIF Zaira Spina Federzoni, com cinco salas de aula; um centro de cultura e lazer; e entrega duas viaturas para as PMs de Cabreúva e Itupeva. No período da tarde, o governador visita Itatiba, onde entrega quatro viaturas para a Polícia Militar e duas para a Polícia Civil das cidades de Itatiba, Morungaba e Louveira, além de duas ambulâncias para a Santa Casa local e de Louveira. O roteiro de viagem será encerrado em Jundiaí com entrega de cheque do Banco do Povo e repasse de 13 viaturas e três motos para a Polícia Militar e de oito viaturas para a Polícia Civil das cidades de Jundiaí, Jarinu, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.
Também estiveram presentes os secretários José Aníbal (Ciência e Tecnologia) e Walter Barelli (Emprego e Relações do Trabalho).