Covas abre XIII Congresso Internacional Gastronomia, Hospitalidade e Turismo

nd

ter, 26/09/2000 - 22h41 | Do Portal do Governo


“São Paulo é o maior centro de turismo e negócios da América Latina e o primeiro em turismo doméstico no País. E, portanto, é com muito interesse que o governo de São Paulo acompanha este congresso”, com estas afirmações, o governador Mário Covas abriu, nesta terça-feira, dia 26, o XIII Congresso Internacional Gastronomia, Hospitalidade e Turismo. E completou: “Afinal, além dos recursos que gera, o setor do turismo é um extraordinário empregador. No Brasil, cerca de 5,8 milhões de pessoas são diretamente empregadas pelo turismo”.

O presidente da Embratur, Caio Luís de Carvalho, informou que a empresa gera hoje em torno de 7 bilhões de dólares em novos projetos e investimentos em todo o País. Destes investimentos, metade estão em São Paulo, representando 420 mil novos empregos até 2002. “Isso graças ao governador Mário Covas à frente do governo paulista, que reconquistou a confiança de investidores no Estado”, disse Caio Luís de Carvalho, que também ressaltou a importância da participação dos empresários do setor no programa do governo paulista, Meu Primeiro Emprego.O presidente da Confederação Nacional de Turismo e da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, Nélson de Abreu Pinto, disse que “com sua visão de estadista, o governador Mário Covas promoveu a redução do ICMS para o setor de hotelaria, bares e restaurantes, e com isso propiciou mais arrecadação, mais empregos e renda para São Paulo. Os governadores de outros Estados deveriam seguir este exemplo para o fortalecimento de um setor que é o maior gerador de emprego e renda aqui e no mundo”. O objetivo da Confederação é gerar mais 600 mil novos postos de trabalho no País, dos quais 60 mil serão reservados a pessoas da terceira idade e a portadores de deficiências.

O Congresso reuniu lideranças empresarias e sindicais de todo o Brasil, representantes internacionais e trabalhadores do setor.

Takao Miyagui