Covas abre 16ª Convenção da APAS no Expo Center Norte

Até dia 18, a terceira maior feira de alimentos do mundo irá gerar debates, exibir tecnologia e estreitar laços com o consumidor

seg, 15/05/2000 - 14h44 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas, acompanhado de Lila Covas, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, participou, na tarde desta segunda-feira, dia 15, da solenidade de abertura da 16ª Convenção Paulista de Supermercados e Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), no Expo Center Norte, na Capital paulista. Na versão 2000, o tema da exposição é: “Conectada com o século 21”.
Com a presença maciça de supermercadistas, a terceira maior feira de alimentos do mundo deu ênfase à área social, ao sublinhar as parcerias do setor com o Governo do Estado. Prova disso foi o fato do próprio Hino Nacional Brasileiro ter sido entoado pelas vozes suaves do Coral Infantil da Universidade Livre de Música ‘Tom Jobim’, da Secretaria de Estado da Cultura. Entre as homenagens, Covas e Lila foram presenteados com uma tela a óleo alusiva aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Três foram as principais medidas anunciadas pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Humberto Pires Araújo, e pelo presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Omar Assaf: a criação de uma linha de crédito mais ágil junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), favorecendo as pequenas e médias empresas do setor, com juros mais baixos; o lançamento do cartão de crédito de fidelidade APAS, que permite à pessoa de baixa renda (a partir de R$ 180,00) usufruir de crédito até 40 dias e efetuar saques, administrados pelo Banco CCF Brasil S.A. e, por final, a parceria dos supermercados com a Campanha do Agasalho, do Fundo Social. As lojas irão montar postos de arrecadação em todo o Estado.
Lila agradeceu o apoio constante dos supermercadistas, lembrando a adesão do empresariado ao recente programa social, lançado pelo Governo Covas: “Jovem Cidadão: Meu Primeiro Trabalho”. O programa catalisa estágios na iniciativa privada, e esse setor teve uma participação expressiva.
O governador, ao frisar o papel fundamental do setor em todo o Estado, informou que a APAS congrega mais de 1.000 empresas, responsáveis por 85% do abastecimento de alimentos em todo o Estado. ”O setor faturou mais de R$ 24 bilhões em 1999, gerando cerca de 176 mil empregos diretos”, disse Covas. O governador falou ainda que a empresa, hoje em dia, deixa de visar apenas o lucro e coloca o consumidor na linha de frente. Principalmente ao dar provas de compromisso social.
Segundo o presidente da APAS, Omar Assaf, os próximos quatro dias de realização da convenção irão discutir formas de estreitar relacionamentos, incrementar negócios, lado a lado com os avanços tecnológicos da área. Eles estão expostos em 300 estandes, em um espaço de 20 mil metros quadrados. Haverá, inclusive, 35 palestras técnicas, com temas desde recursos humanos, marketing, finanças e tecnologia, por onde irão passar cerca de 37 mil executivos.
Entre as participações de destaque estão John Stanton, professor de marketing de alimentos da Saint Joseph’s University, na Filadélfia (E.U.A.) e Gilles Vignaud, presidente da francesa Le Frutier, famosa por seu comércio varejista de frutas e legumes. Os debates se completam com as palestras de Raul Velloso e Ary Oswaldo Mattos Filho, sobre a reforma tributária (Lei de Responsabilidade Fiscal) e do cineasta Arnaldo Jabor, sob o tema “A Realidade Brasileira”. Acontecem, respectivamente, nos próximos dias 17 e 18.
Nesta terça-feira, dia 16, está previsto o lançamento do Fórum do Consumidor, uma iniciativa da APAS 2000 para dar mais transparência ao relacionamento estabelecido com o consumidor. Para Omar Assaf, a cadeia produtiva fomenta mudanças. O intuito, disse ele, é reduzir problemas de abastecimento e garantir a satisfação do consumidor.