Cotuca é o 1º em Campinas no Enem

Colégio Técnico da Unicamp obteve média de 74,83 no exame

sex, 04/04/2008 - 18h10 | Do Portal do Governo

O Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca, da Unicamp, é o 15º colocado entre todas as escolas públicas do país, conforme resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2007), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além disso é o primeiro lugar entre as escolas públicas, federais e particulares de Campinas, com a média de 74,83. Considerando apenas as públicas paulistas, o Cotuca é o terceiro melhor colégio, ficando atrás apenas do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-SP) e da Escola Técnica Estadual (ETE) São Paulo, ambos localizados na Capital. Mantido pela Unicamp há 40 anos, funciona no bairro Botafogo e tem mais de 1900 alunos, distribuídos em 14 cursos técnicos e três especializações de nível técnico.

Para o diretor do Cotuca, Celso Akira Nishibe, o Enem é um indicador de relevante importância e o resultado é um orgulho para a escola. “Isso reflete a manutenção da qualidade do ensino, do corpo docente, da carga didática e da grade curricular”, afirmou Celso. “O resultado tanto em nível regional quanto nacional é muito importante para nós”, ressaltou Celso. Nesse ano, 163 alunos participaram do Enem.

Um dado importante mencionado pelo diretor do Cotuca é que houve uma melhora acentuada na nota da prova de redação. Motivados pelo anúncio da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) de que a utilização da nota do Enem na primeira fase do vestibular só seria aceita caso o aluno não zerasse na prova de redação, os alunos, de acordo com Akira, melhoraram muito o desempenho nessa fase do exame. “Esse fator foi determinante para elevar a nota de redação e levar o colégio ao primeiro lugar em Campinas”, afirmou Akira. Segundo ele, praticamente todos os alunos do Cotuca participam do vestibular da Unicamp.

Veja, abaixo, a classificação das dez melhores escolas de Campinas no Enem 2007:

1º – Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca) – 74,83

2º – Escola Preparatória de Cadetes do Exército – 74,45

3º – Instituto Educacional Imaculada – 74,25

4º – Colégio Dom Barreto – 73,68

5º – Colégio Objetivo de Campinas Unidade II – 72,87

6º – Colégio Educap – 72,74

7º – Escola Comunitária de Campinas – 72,26

8º – ETE Conselheiro Antonio Prado – 72,15

9º – Colégio Integral Alphaville – 71,97

10º – Colégio Anglo Campinas Unidade Taquaral – 71,96

Rio de Janeiro – A melhor escola do Ensino Médio no Brasil, de acordo com o Enem 2007, é o Colégio de São Bento, do Rio de Janeiro. Na seqüência, outro colégio carioca, Santo Agostinho e, em terceiro lugar, o Colégio Vértice, de São Paulo.

Da Unicamp