Cotuca anuncia mudanças no processo seletivo

Exame será dividido em questões de múltipla escolha e redação

qui, 24/07/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

 O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp, apresenta mudanças em seu vestibulinho para 2009. Este ano, o exame terá duas partes: uma composta por questões de múltipla escolha e outra em forma de redação. Até 2008, as provas eram dissertativas e não continham redação.

De acordo com a diretora-associada do colégio, Teresa Celina Meloni Rosa, os candidatos serão pré-classificados pela nota da primeira parte (múltipla escolha). Somente os pré-classificados terão sua redação corrigida. “A idéia é chegar à proporção de três candidatos por vaga na primeira fase de correção.”

As avaliações, segundo a professora, envolvem o conteúdo programático do ensino fundamental. Programada para o dia 7 de dezembro, a prova terá três horas e 30 minutos de duração.

De acordo com a diretora-associada do colégio, a primeira prova conterá 36 questões, sendo 12 de Língua Portuguesa (LP), 12 de Matemática (M) e 12 de Ciências (C). A de Ciências conterá 6 questões de Biologia (B), 3 de Química (Q) e 3 de Física (F).

“Cada questão da prova valerá 1 ponto e terá cinco alternativas, com apenas uma correta”, explica a professora. O Cotuca oferecerá explicações sobre o processo seletivo 2008 na Unicamp de Portas Abertas (UPA), que acontece em 12 e 13 de setembro. As informações poderão ser obtidas, também, no evento Colégio Aberto, a ser realizado em 27 de setembro.

A classificação será feita mediante o resultado de duas equações.

Equação 01 –  A Equação 01 é a soma das notas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências mais a pontuação relativa ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais). A partir da nota obtida nesta equação, os candidatos serão pré-classificados por ordem decrescente, em um montante de três candidatos por vaga para cada curso. Apenas esses candidatos terão a sua redação corrigida, cuja nota variará de zero a 12 pontos.

Na primeira parte, caso haja empate entre candidatos, o critério de desempate será a nota obtida nas questões de Língua Portuguesa. Caso o empate ainda persista, o critério de desempate será a nota obtida nas questões de Matemática, e então, de forma semelhante, de Ciências.

Equação 02 – A classificação final dos candidatos será feita com base na nota final, calculada a partir da Equação 02 – Língua Portuguesa + Redação + 2 x (Matemática + Ciências + Paais) -, levando-se em consideração as notas obtidas nas duas partes da prova. No caso de empate entre os candidatos, o critério de desempate será a nota obtida na redação e, caso o mesmo persista, será aplicado o critério anteriormente adotado.

Da Unicamp