Costurar para vencer

Programa Escola de Moda do Fundo Social ensina noções de costura e representa uma nova perspectiva de futuro

sáb, 05/05/2012 - 17h55 | Do Portal do Governo

Cecília Evangelista de Lima tem 44 anos e muitos planos. Mãe de Ragner e Giovanna, ela está aprendendo a costurar na Escola de Moda, programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), e começa a ver os resultados positivos das aulas no Palácio dos Bandeirantes. 

“Já estou ganhando algum dinheiro com a costura, com o que aprendi aqui. Está sendo muito proveitoso esse programa na minha vida”, disse. Desde que começou o curso, Cecília aprendeu a fazer ecobag, vestido tubinho, calça e camisa. “Fiz algumas peças para os meus filhos e consigo copiar moldes de revista. O vestido que a minha filha vai usar no aniversário dela foi confeccionado por mim”, contou, orgulhosa.

VEJA TAMBÉM
Quando nasce uma mãe
Doar Leite é doar amor
Cuidado e carinho na rede pública

O objetivo de Cecília é poder trabalhar em casa e ficar mais perto da família. “Vou poder trabalhar, ter meu dinheiro, minha independência e cuidar da minha família, que é o que mais gosto de fazer”, disse.

Motivada a aprender um novo ofício e poder dar uma condição melhor de vida aos filhos, Dinar Miranda Santana, 40 anos, também se matriculou na Escola de Moda. “É pelos meus filhos que busquei um novo objetivo na minha vida. Por eles parei de trabalhar e por eles comecei esse novo projeto na minha vida”, afirmou.

Dinar reforça o orçamento doméstico com pequenos consertos em roupas. E colocou em prática o aprendizado em peças para os filhos Higor, Vagner e Ana Paula. “Venho de longe e não meço esforços, porque é um sonho que estou realizando, e sei que vou muito além.”

Capacitação

A Escola de Moda é um programa idealizado pela presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, que oferece capacitação para o mercado de trabalho. Muitos alunos chegam sem saber costurar, e saem sabendo fazer uma ecobag, vestido tubinho, calça e camisa, peças bases para confeccionar qualquer outro item do vestuário. 

Os cursos têm duração de dois meses e são destinados às pessoas com mais de 18 anos. Não é necessária escolaridade mínima. Os alunos recebem material didático, uniforme, lanche, auxílio transporte e para quem não recebe nenhum benefício do governo, também é oferecida uma bolsa auxílio de R$ 210. “Alguns alunos já aproveitaram essa bolsa para comprar uma máquina e já estão confeccionando em casa”, disse Leila Lasnaux Nascimento, uma das professoras da Escola de Moda.

As turmas são formadas por 20 alunos, com carga horária de quatro horas, de segunda a sexta-feira.

Serviço

Escola de Qualificação Profissional – Escola de Moda
www.fussesp.sp.gov.br
Central de vagas: (11) 2588-5896

Do Portal do Governo do Estado