Corretores vistoriam imóveis para achar focos de dengue na capital

Treinamento prático será realizado pela Secretaria da Saúde na zona leste

qui, 06/11/2008 - 11h09 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde promove nesta quinta-feira, 6, a partir das 14h30, um treinamento prático para ensinar corretores de imóveis a encontrar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em residências fechadas que estejam disponíveis para locação ou venda na cidade de São Paulo.

Quatro imóveis da zona leste da capital serão inspecionados por corretores sob supervisão de técnicos da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria. O objetivo é conscientizar os profissionais para que, no momento da vistoria, eles estejam atentos a possíveis criadouros do mosquito.

A capacitação faz parte de uma parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para ampliar ainda mais as ações de controle da dengue. Levantamento da Secretaria aponta que cerca de 80% dos criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, estão no interior das residências. Técnicos da Sucen irão treinar os corretores de imóveis e responsáveis por vistoriar o estabelecimento para eliminar possíveis focos do mosquito.

Entre as ações do trabalho de inspeção estão a verificação de água parada nos ralos, vedação de vasos sanitários e caixas d´água e a retirada do local de recipientes que acumulem água. Além disso, as pessoas responsáveis pela vistoria receberão uma cartilha, que vai servir como um check list para levar até o local e verificar se não foi esquecida a inspeção de nenhum cômodo do estabelecimento.

Ao todo, cerca de 200 mil pessoas receberão as orientações necessárias em 26 delegacias do Creci espalhadas por todo o Estado, com o objetivo de vistoriar 1,5 milhão de imóveis disponíveis para locação ou venda.

“Os imóveis fechados tem importância fundamental no controle da doença, pois existe a possibilidade de proliferação do mosquito no local, devido à ausência do morador e a conseqüente falta de cuidados com o ambiente”, avalia o superintendente da Sucen, Affonso Viviani Júnior.

O ponto de encontro para o início do treinamento prático será na avenida Líder, 1.799, em Itaquera, zona leste da cidade.

Da Secretaria da Saúde