Correio da Manhã está disponível para consulta no Arquivo Público

Periódico sempre esteve engajado nas disputas políticas da sociedade brasileira

sex, 09/04/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo colocou à disposição da população uma coleção de originais do jornal Correio da Manhã, que vai de 1904 a 1974. Até então, a instituição dispunha apenas de dois exemplares deste jornal. Esta coleção foi doada no final do ano passado pelo Arquivo Edgar Leuenroth (AEL), da Universidade Estadual de Campinas, no âmbito da parceria entre as duas instituições.

O Correio da Manhã foi criado no Rio de Janeiro em 1901 por Edmundo Bittencourt e foi publicado até 1974. Destacou-se como um jornal de fortes opiniões, sempre engajado nas disputas políticas da sociedade brasileira. Entre seus colaboradores estiveram os escritores Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Carlos Heitor Cony e Antonio Callado, além dos críticos José Lino Grünewald e Antonio Moniz Vianna. A coleção passou por tratamento técnico antes de ser aberta à consulta.

O Setor de Consulta funciona de terça a sábado das 9 às 17 horas, sendo 16 horas o horário-limite para solicitação de material.

Do Arquivo Público do Estado