Corregedoria da Polícia Militar comemora 60 anos

Unidade assegura disciplina e apuração das infrações penais no âmbito da instituição militar estadual

ter, 17/08/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

“A Corregedoria da Polícia Militar é um reduto de seriedade, garantia de uma corporação mais forte e disciplinada, que caminha dentro da legalidade”. Com este discurso, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, enfatizou o trabalho realizado ao longo dos 60 anos da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Durante a solenidade de aniversário, realizada na segunda-feira, 16, na sede da Corregedoria, no bairro da Luz – o valor, o dever e as atribuições da unidade foram relembrados pelas autoridades.

Em seis décadas de existência, a Corregedoria da Polícia Militar passou por diversas fases de aprimoramento até chegar ao que é hoje.  Com o lema idealizado em 1978, “Missão dada, missão cumprida”, a unidade, que é subordinada ao Comando Geral da corporação, atua para assegurar a disciplina e a apuração de infrações penais no âmbito da instituição militar estadual. Para isso, baseada nos princípios de hierarquia e disciplina, a Corregedoria apura faltas disciplinares e ilícitos penais, fiscaliza e orienta os oficiais da corporação.

A Corregedoria é divida em dois grandes departamentos: o Operacional e o Técnico. O primeiro é composto por uma Divisão de Investigação, com quatro seções de fiscalização, e uma de fiscalização ostensiva, encarregada pelo Patrulhamento Disciplinar Ostensivo (PDO), além de uma Subseção de Perícia e Identificação (SPI) – onde há um arquivo fotográfico de policiais e sala de reconhecimento pessoal. Já, os policiais do Departamento Técnico atuam na análise técnico-jurídica dos processos e procedimentos militares e administrativos.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, ressaltou que a Corregedoria da PM é um braço forte do Comando Geral. Ele destacou ainda o empenho necessário para que esse princípio seja seguido e passado adiante pelos policiais: “Continuem sempre na linha da Justiça, do comprometimento e da dedicação; continuem trabalhando para defender a instituição, não só punindo policiais, mas, também, auxiliando àqueles que precisam de apoio para o enfrentamento da criminalidade”.

Expectativas 

Para o coronel Admir Gervásio Moreira – que assumiu o comando da Corregedoria em maio deste ano – a busca contínua pelo aperfeiçoamento é uma filosofia sempre presente na corporação. O corregedor explica que a constante evolução institucional está voltada ao modelo de Polícia Comunitária: “A expectativa é manter a Corregedoria como um órgão forte dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo”.

Medalha Cinquentenário

A Medalha Cinquentenária perpetua a gratidão e o reconhecimento àqueles que – hoje e no passado – abraçaram os mesmos ideais de amor e comprometimento à corporação. Ferreira Pinto, o coronel Camilo e o corregedor da Polícia Militar homenagearam oficiais com as medalhas. A comemoração terminou com o desfile das tropas, ao som da Banda da Polícia Militar.

Da Secretaria da Segurança Pública