Corregedoria da Polícia Militar apura possíveis excessos durante protestos

Governador Geraldo Alckmin defende direito à livre manifestação e repudia atos de violência

sex, 14/06/2013 - 12h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira, 14, que a Corregedoria da Polícia Militar está apurando os episódios de violência que decorreram de manifestações realizadas nos últimos dias contra o aumento da tarifa do transporte público.  

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Sobre a nova tarifa de Metrô, Alckmin voltou a afirmar que o reajuste foi inferior à inflação, e sublinhou os constantes esforços do Governo para adiar o repasse à população. “É importante deixar claro que o reajuste da tarifa seria feito em janeiro, como em todos os anos, e nós seguramos por 6 meses com fortes subsídios.”

O governador reiterou que “é dever da polícia proteger a população, garantir o direito de ir e vir, [o direito do] comércio abrir, preservar o patrimônio público e o patrimônio privado” e destacou que a Polícia Militar está comprometida com a segurança dos cidadãos. “Nós precisamos garantir ao trabalhador, à trabalhadora, à família, tranquilidade. Esse é o dever da polícia. Nós não temos compromisso com o erro de nenhum lado.” Foram registrados na quinta-feira, 13, 48 ônibus depredados e outros 80 na terça-feira, 11.

De acordo com o governador, o movimento que ocorre no Brasil, em vários estados, até mesmo em cidades que nem tiveram aumento, tem caráter político. Alckmin ainda destacou que o Governo paulista “está sempre aberto ao diálogo e ao entendimento” e defendeu o direito à livre manifestação. “Manifestação é legítima e a polícia acompanha, mas verificamos atos de violência e destruição do patrimônio público.”

Do Portal do Governo do Estado