Corregedoria da Polícia Civil amplia abrangência e serviços

Serviço 0800 e rondas preventivas nas ruas irão auxiliar atuação do órgão fiscalizador da Polícia Civil

sex, 06/04/2001 - 19h24 | Do Portal do Governo

Serviço 0800 e rondas preventivas nas ruas irão
auxiliar atuação do órgão fiscalizador da Polícia Civil

A Corregedoria da Polícia Civil passa a ter alcance estadual. O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, dia 6, decreto que altera a estrutura da Corregedoria da Polícia Civil. Ligado à Secretaria de Segurança Pública, o órgão passa a ter maior abrangência, investigando denúncias contra policiais não só na Capital, como em todo o Estado, com maior agilidade e eficiência. Com a reestruturação, serão criadas, entre outras alterações estruturais, três divisões: Divisão de Assuntos Internos, Divisão das Corregedorias Auxiliares e Divisão de Administração. O decreto será publicado no Diário Oficial deste sábado, dia 7.

Serão criadas sete Corregedorias Auxiliares nos municípios de Campinas, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além de outra que vai atuar na área do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), trabalhando na Região Metropolitana.

Por intermédio da Divisão de Assuntos Internos será instalada uma linha telefônica 0800 para atender as denúncias da população contra corrupção ou infração policial. Outra novidade é a criação de um site para as pessoas conhecerem o trabalho da Corregedoria.

Será implantada ainda uma ronda onde os policiais vão fiscalizar os próprios policiais. “Além de atender à população, a equipe vai autuar os policiais que tiverem cometido qualquer crime ou infração disciplinar”, explica a delegada Carminda de Almeida, titular da Assistência Policial da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo. O policial infrator também vai receber apoio psicológico e assistência social. “Não basta só reprimir, é preciso também educar e prevenir”, afirma a delegada.

Sobre o aumento do quadro de funcionários, ela disse que não será preciso criar novos cargos pois serão aproveitados funcionários de departamentos extintos, além de delegados e investigadores que foram empossados pelo governador Alckmin no último dia 22 de março.