Corredor Metropolitano que liga as zonas leste e sul da Capital ganhará mais árvores

Serão plantadas 1.000 mudas de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor

sáb, 29/08/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Corredor Metropolitano ABD vai ficar mais verde. A Concessionária Metra e o Grupo ABC vão plantar mais 1.000 mudas de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor que liga a zona leste (São Mateus) à zona sul (Jabaquara) de São Paulo. Esse corredor passa pelos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Em 2008, outras 1.000 árvores foram plantadas.

O plantio será realizado neste domingo, dia 30 de agosto, e terá a participação dos funcionários da Metra e do Grupo ABC, colaboradores e parceiros. As mudas de árvores serão plantadas nos jardins da canaleta dos ônibus, com o objetivo de minimizar os efeitos nocivos da poluição lançada na atmosfera por veículos de transporte coletivo e outros, como caminhões e automóveis.

O ponto de partida será a garagem da empresa Metra, onde as equipes de voluntários receberão orientações e preparações para o trabalho. 

Projeto do Corredor Verde

O desenvolvimento do projeto do Corredor Verde contou com o estudo de engenheiros agrônomos e profissionais técnicos da EMTU, que indicaram as espécies mais adequadas para cada local do plantio. Também foi elaborado um planejamento sobre os cuidados e as orientações necessárias para que o trabalho alcance o sucesso almejado.

Foi dada preferência para o plantio de árvores nativas, que não interferissem nas instalações subterrâneas do viário e que proporcionassem considerável volume de massa verde, mas sem afetar os quesitos de segurança do sistema de transporte. Também foram levadas em consideração as características paisagísticas e que possibilitassem maior eficácia para a melhoria da qualidade do ar.

Da EMTU