Corredor Metropolitano da região de Campinas passa por vistoria

As obras incluem novos terminais em Americana e Sta. Barbara d’Oeste, além das reformas do Terminal de Nova Odessa

seg, 23/06/2014 - 13h25 | Do Portal do Governo

As obras do Corredor Vereador Biléo Soares, conhecido como Corredor Noroeste, estão a todo vapor. Serão 24km entre os municípios de Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste, beneficiando cerca de 220 mil usuários por dia. Nesta segunda-feira, 22, o governador Geraldo Alckmin vistoriou as obras.

“Transporte de alta capacidade. Nós devemos ter 220 mil passageiros por dia aqui no corredor com qualidade, rapidez, segurança e conforto. São 47km, mais de 15 minutos vai se ganhar na viagem”, disse Alckmin.

A previsão é que a velocidade média dos ônibus aumente em 17%, diminuindo o tempo de viagem dos passageiros. O ônibus também integrará com as redes municipais e intermunicipais.

Estão em obras 13,6km de faixas exclusivas para ônibus, adequações e melhoramentos do viário existente em 10,7km, construção do Terminal Americana, construção do Terminal Santa Bárbara, reforma do Terminal de Nova Odessa, construção da Estação de Transferência São Paulo, em Santa Bárbara d´Oeste, construção da Estação de Transferência Amizade – Divisa Americana/Santa Bárbara d´Oeste, construção da Estação de Transferência Nova Odessa, construção do Complexo Viário Jean Nicolini, em Nova Odessa, implantação da transposição do Córrego Mollon – Santa Bárbara d´Oeste, e ciclovia ao longo da Av. Ampélio Gazetta, em Nova Odessa, e na Avenida Europa, em Americana.

“Não é viaduto para automóvel, é uma grande obra unindo a região metropolitana desde Campinas até Santa Bárbara d’ Oeste, requalificando a região, sendo indutora do desenvolvimento, atraindo investimento, emprego e beneficiando quem mais precisa”, finalizou Alckmin.

Concessão do sistema metropolitano

Ainda em Nova Odessa, Alckmin autorizou a assinatura do contrato de concessão para o sistema intermunicipal de ônibus na Região Metropolitana de Campinas. O Consórcio Bus+, formado pelas empresas Jota Jota, Capelini, Metrópolis, Fênix, Campestre e Salamanca, foi o vencedor da licitação. O valor do contrato é de R$ 2,5 bilhões.

“Vai beneficiar os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas, serão 15 anos de concessão de ônibus, isso trará investimento, os terminais, GPS, bilhete único metropolitano e frota nova”, explicou o governador.

A idade média da frota exigida será de cinco anos e o concessionário será responsável pela implantação de sistema único de bilhetagem eletrônica, central de controle operacional e monitoramento da frota via GPS.

Serviço Ligado

Também foram entregues 28 veículos para operação no Serviço Especial Conveniado Ligado, com previsão de atendimento a 243 alunos das cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Hortolândia, Monte Mor, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Campinas e Jaguariúna.

O Ligado atende atualmente a 2.988 crianças e adolescentes, com seus acompanhantes, no trajeto entre as casas e as 657 escolas ou instituições conveniadas com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado