Corredor Marechal Rondon Oeste tem readequação tarifária

Valor da tarifa será divido por dois; não haverá alteração para quem faz trajeto ida e volta

ter, 23/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A partir da zero hora desta quarta-feira, 24, as praças de pedágio localizadas nos municípios de Castilho e Rubiácea, no Corredor Marechal Rondon Oeste (SP 300), passarão a operar de forma bidirecional, ou seja, em ambos os sentidos. Dessa forma, o valor da tarifa será divido por dois, permanecendo o mesmo valor para o usuário que faz o trajeto de ida e volta. A mudança vale para todos os tipos de veículos.

Veja como ficam as novas tarifas:

Praça de pedágio Castilho – km 655
– tarifa vigente: R$ 4,20 (sentido Oeste) 
– tarifa a partir da zero hora do dia 24: R$ 2,10  (sentidos Leste / Oeste)

Praça de pedágio Rubiácea – km 562 
– tarifa vigente: R$ 7,40 (sentido Oeste)
– tarifa a partir da zero hora do dia 24: R$ 3,70 (sentidos Leste / Oeste)

*Tarifas relativas a veículos de passeio. Motos pagam metade do valor.

A praça de Rubiácea, localizada no km 562, substituirá a praça instalada no km 560,5 que será desativada. O deslocamento foi necessário devido à ampliação da praça e a manutenção das devidas condições técnicas e de segurança.

O programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo garante investimentos da ordem de 1,3 bilhões de reais em obras de ampliação e modernização no Corredor Marechal Rondon Oeste. Também serão investidos 1,8 bilhão de reais em serviços operacionais que incluem o Serviço de Atendimento ao Usuário (socorro médico e mecânico) e o Centro de Controle Operacional (monitoramento por câmeras, inspeção de tráfego, etc.). Desse total, a Concessionária ViaRondon já investiu R$ 90 milhões em obras e operação da malha rodoviária, somente nos primeiros dez meses de concessão.

Ao longo da concessão, o corredor será inteiramente ampliado e modernizado, com obras que incluem a construção de 89 quilômetros de vias marginais, 22 quilômetros de faixas adicionais, três quilômetros de acostamentos, 14 passarelas, além da implantação e ampliação de 107 trevos, retornos e obras de artes especiais. O contrato de concessão prevê ainda a manutenção de 33 estradas vicinais, com extensão total de 244 quilômetros.

Programa de Concessões Rodoviárias 

O programa teve início em 1997 com a concessão de 12 lotes de rodovias. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam 17,2 bilhões de reais (valores atuais). O principal resultado são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas está 40,9% menor em relação ao ano de 2000. Além disso, essas rodovias figuram entre as melhores do país, de acordo com avaliação da Confederação Nacional dos Transportes.

Em 2007 o Governo do Estado de São Paulo iniciou a 2ª Etapa do Programa. Foram concedidos cinco corredores rodoviários (Marechal Rondon Oeste, Marechal Rondon Leste, Raposo Tavares, D. Pedro I, Ayrton Senna-Carvalho Pinto) e o Trecho Oeste do Rodoanel, totalizando 1.747 quilômetros. Esta nova etapa garante investimento de 8 bilhões de reais em obras, além de 14 bilhões em serviços operacionais. 

Da Artesp