Corredor Literário deve levar mais de 80 mil pessoas à Paulista

Evento na Capital está na terceira edição, terá feira de livros e mais de 150 atividades culturais gratuitas

seg, 08/10/2007 - 10h52 | Do Portal do Governo

Mesas-redondas, workshops, palestras, rodas de poesia, intervenções de rua, contadores de histórias, apresentações teatrais e filmes estão entre as atrações culturais gratuitas programadas para a terceira edição do Corredor Literário na Paulista – considerado um dos principais eventos do calendário cultural de São Paulo. As atividades começam nesta segunda-feira, 8, e vão até o dia 14.

A cada ano, o Corredor Literário vem conquistando um público cada vez maior. Para se ter uma idéia, em 2005, data de sua primeira edição, mais de 40 mil visitantes compareceram ao evento. No ano passado, foram cerca de 60 mil pessoas.

Neste ano, os organizadores estimam que mais de 80 mil pessoas comparecerão à Avenida Paulista, atraídas pelas cerca de 150 atividades programadas para a ocasião.

“Vamos transformar o centro empresarial de São Paulo num grande palco de cultura. Após o sucesso em 2005 e 2006, nossa expectativa de comparecimento de público é grande para este ano. O feriado de 12 de outubro, sem dúvida, atrairá muitas pessoas. A população que permanecer em São Paulo terá oportunidade de conferir as muitas atrações do Corredor, entre elas, o importante encontro com os escritores”, afirma José Luiz Goldfarb, coordenador do São Paulo um Estado de Leitores, programa que anualmente promove o evento.

Na abertura oficial do Corredor, será prestada homenagem ao bibliófilo José Mindlin, membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras. A cerimônia será às 19h30, no Instituto Cervantes.

Encontro literário

A tradicional Feira de Livros começa no dia 9, às 11 horas, no saguão de exposições do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No local, o visitante poderá adquirir títulos a preços promocionais. A novidade ficará por conta do espaço Hora da Razão, que promoverá um encontro, seguido de bate-papo, com escritores renomados. Confirmaram presença Alberto Dines, Ignácio de Loyola Brandão, Índigo, Ivan Ângelo, Ivana Arruda Leite, Laurentino Gomes, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Maria José Silveira, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Tony Bellotto.

No dia 12, Dia da Criança e da Leitura, simultaneamente, o prédio da Fiesp receberá o público infanto-juvenil para uma série de atividades lúdicas. Entre elas, saraus de música, poesia e brincadeiras.

“Como aconteceu nos anos anteriores, o paulistano terá oportunidade de conhecer escritores, artistas e atores para trocar idéias, apreciar os mais variados trabalhos e envolver-se em experiências diferentes”, ressalta Nelson Baeta Neves, presidente da Associação Paulista Viva.

Durante o evento será realizada campanha para arrecadação de livros e revistas. As doações serão encaminhadas às salas de leitura localizadas em regiões que não possuem bibliotecas.

O 3º Corredor Literário na Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação Paulista Viva, com realização da Organização Social Abaçaí Cultura e Arte e apoio da Prefeitura do Município de São Paulo.

Procure o seu espaço

Confira os locais onde serão realizadas as atividades culturais na região da Paulista:

– Clube Homs (avenida Paulista, 735);

– Colégio e Faculdade São Luís (rua Haddock Lobo, 400);

– Colégio Estadual Rodrigues Alves (avenida Paulista, 229);

– Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073);

– Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal (avenida Paulista, 2073);

– FIESP (avenida Paulista, 1.313);

– Fnac Paulista (avenida Paulista, 901),

– HSBC Belas Artes (rua da Consolação, 2423 – próximo à esquina com a Avenida Paulista;

– Instituto Cervantes (avenida Paulista, 2439);

– Livraria Cultura (avenida Paulista, 2073);

– MASP (avenida. Paulista, 1578);

– Metrô – Estação Paraíso;

– Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119).

A programação completa está no site www.corredorliterario.com.br

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)