Corpo Musical da Polícia Militar realiza cerca de 100 apresentações mensais

Músicos se apresentam toda sexta na Praça Fernando Prestes

qua, 22/08/2007 - 21h04 | Do Portal do Governo

“Quando ouvi pela primeira vez me encantei”, destacava a aposentada Pola Bella Steiman, 72 anos, durante apresentação da Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no final da tarde da última sexta-feira (17), na Praça Fernando Prestes, na região da Luz. Como ela, outras pessoas se emocionaram ao som do eclético repertório dos músicos da PM. Eles tocaram MPB, sucessos internacionais, dobrado, marchas militares e hinos pátrios.

Bella Steiman, que reside há oito anos próximo ao quartel da PM, se tornou, inclusive, voluntária da parte social dos eventos do Corpo Musical. Ela faz questão de frisar que é formada pelo Conservatório Dramático Musical do Estado de São Paulo e possui três anos de maestria.

Coordenado pelo tenente Davi Serino da Cruz, regente da 1ª Seção de Banda, o grupo vem se destacando por executar peças que vêm de encontro ao gosto dos paulistanos. As apresentações que ocorrem todas as sextas-feiras na Praça Fernando Prestes. “Comecei a freqüentar aqui faz pouco tempo e depois não parei mais de vir. Depois que ouvi My Way do Frank Sinatra me emocionei”, declarou Elsa Nagasawa, 63 anos.

O Corpo Musical da Polícia Militar encarregado de levar ao público entretenimento e cultura completou este ano 150 anos. Criado em 7 de abril de 1857, o Corpo Musical teve seu início contando com 17 componentes e um Sargento Mestre. No passado, tinha a função de levar entretenimento às Praças Aquarteladas, mas ao longo dos anos a Banda deixou de entreter apenas a tropa e integrou-se à comunidade. A inauguração do Viaduto do Chá, em 6 de novembro de 1892, teve como carro chefe uma apresentação dos músicos. Depois vieram muitas outras apresentações em momentos importantes para a cidade de São Paulo, como as inaugurações da Avenida Paulista e o Teatro Municipal.

Com 123 músicos e composto pela Seção da Banda Sinfônica, Jazz Band, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas e Coral Masculino, o Corpo Musical é coordenado pelo major Jonas Vicente de Oliveira. Atualmente, além de atuar em solenidades militares, os músicos também participam de projetos culturais em estações de metrô, de trens, terminais de ônibus, hospitais, abrigo para idosos, oficinas culturais, praças, entre outros locais. Por mês cada segmento realiza cerca de 20 apresentações por mês, que somadas totalizam aproximadamente 100 eventos.

Para conciliar música e policiamento os PMs são divididos em dois grupos, enquanto um grupo está nas ruas o outro está ensaiando ou está de folga. Segundo o Tenente Davi, para o policial ingressar no Corpo Musical é necessário exercer por dois anos as atividades policiais para depois passar por uma avaliação. “Geralmente o pessoal que entra na polícia já estudou música fora, são músicos por opção ou estudaram na igreja, e quando entram na polícia e vêem a possibilidade de trabalhar fazendo música eles procuram a unidade e passam por um pequeno teste”, declarou o tenente.

No dia 14 de dezembro a Banda Sinfônica realizará uma apresentação no Memorial da América Latina, às 20 horas, em comemoração aos 150 anos do Corpo Musical e do aniversário da criação da Polícia Militar, comemorado no dia 15 dezembro. A entrada é franca.

Cristiane Quequeto

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.