Corpo de Bombeiros realiza campanha de doação de sangue

Iniciativa marca as comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro

ter, 30/06/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo vai realizar a 6ª edição da campanha “Bombeiro Sangue Bom” a partir de quarta-feira, 1º de julho. A iniciativa marca o início das festividades do Dia do Bombeiro Brasileiro. Durante o mês, bombeiros paulistas se unem à comunidade para conseguir o maior número de doações de sangue possível.

O “pontapé inicial” da divulgação da campanha foi dado no último domingo, durante o jogo do Campeonato Brasileiro – Série A, entre Palmeiras e Santos, no Palestra Itália. O goleiro Marcos e outros jogadores da equipe do Palmeiras carregaram a faixa da campanha “Bombeiro Sangue Bom”.

Em 2008, os bombeiros do Estado conseguiram alcançar a marca de 21.949 doações – a maior desde a primeira edição da campanha. Uma competição interna motiva as unidades da corporação a conseguir novas doações: o posto vencedor recebe um troféu de posse transitória “Bombeiro Sangue Bom”.

Em 2008, os bombeiros da região de Piracicaba, a 162 quilômetros de São Paulo, realizaram o maior número de doações (2.474), porém, a sede do Comando do Corpo de Bombeiros (Capital) conseguiu o maior número de doações em proporção ao seu efetivo, ficando com o 1º lugar.

A cada ano o número de doações só aumenta. Confira o ranking:

– 2004: 1.173
– 2005: 2.576 
– 2006: 9.742 
– 2007: 13.377
– 2008: 21.949

Sociedade civil pode ajudar

As unidades podem contar com o apoio de civis na campanha. O doador vai ao posto, diz qual grupamento está apoiando e a doação conta para os efetivos das unidades.

Na Capital as doações serão direcionadas ao posto de coleta da ‘Fundação Pró-Sangue’, que criou o código 193 especialmente para a Campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’. Já no Interior, a campanha será desenvolvida nos principais hemocentros.

Para doar, basta comparecer a um dos Postos da Fundação Pró Sangue, dizer o código de doação 193 e qual a unidade do Corpo de Bombeiros que pretende ajudar na competição.

Postos de coleta

Na Capital, as doações serão direcionadas, preferencialmente, aos postos de coleta da “Fundação Pró-Sangue: no Hospital das Clínicas, que fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, Cerqueira César, região central de São Paulo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.

Outro ponto de coleta é o posto Dante Pazzanese. O endereço é a Avenida Dante Pazzanese, 500, no Ibirapuera, na zona sul da Capital. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 16h.

Nos demais hemocentros do Estado, a população poderá participar se informando pelo telefone 193 ou no quartel dos bombeiros mais próximo.