Corpo de Bombeiros paulista ganha Prêmio Marcas de Confiança

Corporação recebeu 94% dos votos na categoria profissão

dom, 25/09/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo ganhou pela 10ª vez o Prêmio Marcas de Confiança. Realizada pelo Ibope Inteligência e pela revista Seleções, a pesquisa premia anualmente as marcas, profissões e organizações em que os brasileiros mais confiam. Foram 1,5 mil questionários aplicados em todo o País entre maio e junho deste ano.

Os bombeiros receberam 94% dos votos na categoria profissão.”Os bombeiros de São Paulo são reconhecidos internacionalmente e ditam tendências no País. Somos uma das corporações mais fortes no Brasil”, afirma o coronel Reginaldo Campos Repulho, vice-comandante do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros recebem o prêmio há uma década, desde a sua criação. Para o coronel Repulho, uma soma de fatores contribui para esse resultado. “Em uma ocorrência de emergência, os bombeiros proporcionam alívio à população. Eles estão sempre preparados para prestar socorro independentemente da situação”, garante.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo conta com 10.028 homens e mulheres, alocados em diversas unidades, distribuídas estrategicamente pelos municípios do Estado de São Paulo. São 237 postos de atendimento operacional.

Em 2010, foram atendidas 613.290 ocorrências. Das emergências solicitadas, 18.580 ocorreram em municípios onde não há instalação física do Corpo de Bombeiros, mas que também obtiveram resposta da instituição. O tempo médio de deslocamento para o atendimento foi de 11 minutos e 25 segundos.

A instituição recebe aproximadamente 120 mil ligações diárias pelo telefone de emergência 193. O atendimento é realizado por uma equipe de 129 profissionais, que trabalham em sistema de plantão (12 por 48 horas), divididos em cinco turmas. Cada turma é formada por 25 pessoas. Para trabalhar no Cobom, o profissional deve ter três anos de experiência em atendimento operacional de rua e curso de primeiros socorros. Em cada turno, a seção tem ainda um médico, da Secretaria Estadual da Saúde, que ajuda a equipe de plantão nos primeiros procedimentos do atendimento, principalmente nos casos de orientação de problemas cardiovasculares.

Sangue Bom

Conhecidos como heróis no dia a dia, o Corpo de Bombeiros de São Paulo realiza ações de responsabilidade social. Uma delas é a Campanha Bombeiro Sangue Bom. Em sua oitava edição, os profissionais se engajaram para conseguir o maior número possível de doadores de sangue no período da campanha, durante todo o mês de julho. De acordo com o porta-voz da instituição, não foi batido o recorde, mas a instituição conseguiu 28.618 doações em todo o Estado.

Uma competição interna motiva as unidades do Corpo de Bombeiros a realizar as doações. A vencedora recebe o troféu de posse transitória Bombeiro Sangue Bom. Neste ano, o 9º Grupamento de Bombeiros, da Região de Ribeirão Preto, foi o que mais conseguiu incentivar e realizar doações em proporção ao seu efetivo – 5.656 doações, equivalente a 1.089,72% do número de seus integrantes. Por isso recebeu o troféu de posse transitória.

A campanha, realizada desde 2004, vem aumentando o número de doações a cada ano. Em 2004, foram 1.173 doações; em 2005 – 2.576; em 2006 – 9.742; em 2007 – 13.377; em 2008 – 21.949; em 2009 – 24.243; e, no ano passado, 29.189 doações.

Desde o início da campanha, o CBPMESP efetivou 130.930 doações, o equivalente a 65 mil litros de sangue importantes na regulagem dos estoques da Fundação Pró Sangue nos Hemocentros do Estado de São Paulo.

Chama segura

O Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado São Paulo e a Liquigás Distribuidora S.A., empresa controlada pela Petrobras Distribuidora, realizam parceria para prevenir incêndios e acidentes em residências de comunidades carentes, por causa do uso inadequado ou inseguro dos botijões de gás.

A campanha teve início em março de 2011 em algumas comunidades da capital e da Grande São Paulo, por causa do alto número de incêndios ocorridos em favelas no Estado de São Paulo: 365. Os principais motivos eram instalações elétricas inadequadas e vazamento de gás. Foram 3.364 ocorrências atendidas com vazamento de GLP, tendo como a principal causa os equipamentos de instalação de GLP vencidos – reguladores de pressão, mangueiras e abraçadeiras.

O foco da campanha é a educação preventiva realizada diretamente por Bombeiros Educadores, bem como oferecer a troca gratuita de acessórios (mangueiras e reguladores) que estejam fora do prazo de validade, inadequados ou inseguros, por novos, sem custo para população. De acordo com o Corpo de Bombeiros, haverá aproximadamente 5 mil trocas até o final do ano.

Da Agência Imprensa Oficial