Corpo de Bombeiros mobiliza a população

A campanha Bombeiro Sangue Bom envolve os 18 grupamentos da corporação, mais pessoal administrativo e de apoio

ter, 10/07/2007 - 10h32 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular a doação, até o final de julho, os 18 grupamentos do Corpo de Bombeiros espalhados pelo Estado, mais o pessoal do administrativo e apoio estarão empenhados na campanha Bombeiro Sangue Bom. A campanha do Comando do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, existe há quatro anos e é programada sempre em julho, quando se comemora o Dia do Bombeiro (2 de julho).

No ano passado, a atuação dos soldados gerou aumento de 278 % de doações em relação a 2005. Isso significa que em 2006, o trabalho resultou em 9.742 colaborações em todos os cantos do Estado, somando-se a doação dos próprios bombeiros e da comunidade. Quem ficou em primeiro lugar foi o 9º grupamento de Bombeiros, de Ribeirão Preto, que registrou 1.308 doações de sangue.

No ano anterior, houve a participação de 2.576 pessoas. O capitão Mauro Lopes dos Santos, chefe da seção de Comunicação do Corpo de Bombeiros, disse que a meta desta edição do programa é superar a marca atingida em 2006. 

Doar e competir

O projeto Bombeiro Sangue Bom começou em 2004, mas o capitão Santos faz questão de ressaltar que a competição é apenas uma forma de incentivar a campanha. “Não queremos valorizar a competição, mas sim a doação de sangue. A competição é secundária, é uma motivação a mais para que as unidades possam doar o máximo de sangue possível”.

Neste ano, a Escola Superior de Propaganda e Marketing produziu texto publicitário para veiculação em rádios. Veículos de comunicação que quiserem divulgar podem baixar o material no site da Fundação Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br, link Imprensa/Campanha Bombeiro Sangue Bom).

O grande volume de doações em 2006, além de normalizar os estoques da Pró-Sangue, tornou possível o atendimento em outros Estados. “Como sobrou material, a Fundação Pró-Sangue mandou boa quantidade para Pernambuco”, lembrou o capitão, orgulhoso. Em cidades do Estado onde não existem unidades do Pró-Sangue, o pessoal da corporação indica a procura de hemocentros locais.

Em certos períodos do ano, como inverno, Carnaval e feriados prolongados, é comum as pessoas se esquecerem de doar. E isso resulta na queda de 30% dos estoques da instituição. Para reverter a situação, a Fundação Pró-Sangue contata seus doadores cadastrados no sistema para sensibilizá-los e estimulá-los a ajudar. Homens podem participar da campanha quatro vezes ao ano e as mulheres, três. A Fundação Pró-Sangue calcula que 10% da recomposição de seu estoque, em épocas de crises, deve-se à colaboração dos bombeiros. 

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial