Corpo de Bombeiros divulga nota à Imprensa

Leia nota divulgada pelo Comandante interino do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo no início desta noite

sáb, 20/01/2007 - 20h05 | Do Portal do Governo

O Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo informa que as buscas a eventuais vítimas do acidente na Linha 4 do Metrô não foram suspensas. Desde as 14h57 do dia 12 de janeiro de 2007, quando os bombeiros receberam o primeiro chamado para o socorro ao acidente na futura Estação Pinheiros do Metrô, as equipes – homens, viaturas, equipamentos e cães, estão trabalhando e de prontidão no local.

Desde quinta-feira (18/01), após a remoção das últimas vítimas, homens do Corpo de Bombeiros participam da retirada dos escombros, acompanhando os trabalhos dos operários do Consórcio, na procura de uma vítima ainda não confirmada pela Polícia Civil, que está em campo investigando seu desaparecimento.

Na manhã de hoje (20/01), com a retirada de escombros e com um menor risco de novos desmoronamentos, os bombeiros, com o auxílio dos cães farejadores, e a cada sinal dado por eles, realizaram escavações manuais, apoiadas por máquinas e ferramentas.

Imagens captadas neste sábado pelos bombeiros, estão à disposição da imprensa e mostram o empenho dos homens da corporação na ocorrência. Reafirmamos que as buscas não foram suspensas.

Aproveitamos para encaminhar relatório elaborado pelo Sistema de Comando em Operações de Emergência (Sicoe), que reitera que os trabalhos de busca de possíveis vítimas não foram interrompidos.

Cel. PM Manoel Antônio da Silva Araújo

Comandante interino do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Histórico Relatório do SICOE Talão 222

 

19 DE JANEIRO

Em momento algum os trabalhos do Corpo de Bombeiros no local foram suspensos.

Após a retirada da última vítima e também do microônibus, iniciou-se:

· Trabalho de reforço de estrutura do túnel e jateamento de concreto nas encostas da cratera para evitar o deslizamento de terra para dentro do túnel;

· Retirada de lama para garantir a segurança no acesso dos bombeiros naquele local;

· Durante todo o serviço de retirada de terra, inclusive à noite, os bombeiros acompanharam os trabalhos das máquinas visando a localização de alguma possível vítima para que o resgate fosse feito de imediato;

· Ainda no túnel, os funcionários da obra limparam parte da lama e a terra já removida pelos bombeiros, na tentativa de retirar do local resíduos de material orgânico, que confundiriam e prejudicariam o trabalho dos cães no momento de uma nova varredura. Só assim poderia-se realizar uma nova investida com os animais.

20 DE JANEIRO

· Na parte de cima da cratera, dá-se continuidade às buscas com a utilização dos cães, realizando assim “varreduras periódicas, alternadas com a retirada de camadas de terra” pelos máquinas, aliadas ao trabalho de fiscalização constante e ininterrupta dos bombeiros, com relação a remoção feita pelas retro-escavadeiras e da terra e entulho levados pelos caminhões.

PLANEJAMENTO CORRENTE

· As ações do Corpo de Bombeiros devem continuar com a utilização dos cães, pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma pela manhã e outra à tarde.

· Duas equipes de bombeiros permanecem constantemente na observação de toda a terra movimentada da superfície e do interior do túnel, durante 24 horas por dia.

· Bombeiros continuam fazendo escavações manuais a cada indicação dos cães farejadores.