Corpo de Bombeiros de São Paulo completa 140 anos de existência

Corporação foi criada em 1880, após incêndio destruir biblioteca da Faculdade de Direito e arquivo do Convento de São Francisco

ter, 10/03/2020 - 13h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SSP

“Nossa vida é lutar pelo povo. No incêndio e no salvamento. Se o destino está sempre em jogo, só Deus nos dá seu alento”. Os versos da canção dos Bombeiros, de autoria do Sd PM Luiz Alberto Rocha, são os que melhor definem a trajetória dessa instituição, que salva vidas e celebra nesta terça-feira (10) o aniversário de 140 anos.

A criação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo está relacionada ao incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, na Capital, em fevereiro de 1880. O episódio causou consternação e levou a um discurso indignado do então deputado Ferreira Braga, que destacou a necessidade de uma cidade “tão rica quanto populosa” como São Paulo ter um corpo de bombeiros.

Então, em 10 de março de 1880, a Assembleia Legislativa provincial estabeleceu a Lei nº 6, que autorizava o Governo a organizar uma seção de bombeiros com 20 integrantes e a adquirir os equipamentos necessários ao cumprimento da missão.

Ao longo desses 140 anos, o Corpo de Bombeiros cresceu e se tornou uma das referências em resgates, salvamentos e combate a incêndios, além de ser a responsável por coordenar o sistema de emergências. Atualmente, a corporação é composta por 20 Grupamentos de Bombeiros (GB) distribuídos no Estado, um Grupamento Marítimo (GBMar), com sede em Guarujá, além dos comandos da Grande São Paulo, do Interior, e de outras unidades administrativas e operacionais.

O efetivo conta com mais de oito mil homens e mulheres e tem o apoio de 2,4 mil viaturas. Somente em 2019, esses homens e mulheres que colocam a vida em risco para salvar o povo atenderam 4,3 milhões de ligações pelo telefone 193 (emergência) e realizaram 236,9 mil resgates, 69,7 mil salvamentos e 51,4 mil incêndios. Também foram promovidas 5,5 mil ações educativas, 77 mil prevenções em praias e balneários e socorridas 247,3 mil vítimas.

Missões

Os bombeiros paulistas também executaram missões em outros Estados, como em Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019. Ao todo, 169 bombeiros auxiliaram nas buscas às vítimas do rompimento das barragens.

O Governo do Estado investe constantemente para garantir o padrão de excelência do corpo de bombeiros. Ao longo do último ano, foram investidos R$ 23,5 milhões na aquisição de 76 viaturas.

Operação Baixada Santista

Desde 3 de março, as equipes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo trabalham nas ações de resgate e salvamento das vítimas das fortes chuvas que castigaram a região.

Mais de 200 homens e mulheres estão empenhados na missão, que agora está concentrada na região da Barreira João Guarda, no Guarujá. Durante as ações, dois bombeiros – Cabo PM Rogério de Moraes Santos (43 anos) e Cabo PM Marciel de Souza Batalha (46 anos) – perderam a vida para salvar outras pessoas.

DownloadDivulgação/SSP