Coronel Gervásio assume o posto de comandante da zona norte da Capital

Posto era ocupado antes pelo coronel José Hermínio Rodrigues, morto recentemente

sáb, 01/03/2008 - 18h35 | Do Portal do Governo

O coronel PM Admir Gervásio Moreira assumiu oficialmente o comando do CPA/M-3 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano Norte), em solenidade realizada no final da tarde da sexta-feira, 29,  na sede da unidade, que contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, como convidado de honra. O coronel Gervásio assume o posto antes ocupado pelo coronel José Hermínio Rodrigues, que foi assassinado com seis tiros quando andava de bicicleta na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, na Mandaqui, bairro da zona norte, na manhã do dia 16 de janeiro deste ano.

Na cerimônia, os soldados cantaram, acompanhados pela banda da Polícia Militar, o hino da corporação, todos enfileirados em frente às autoridades da Segurança Pública e ao novo comandante. A transmissão do comando foi realizada pelo tenente coronel PM Carlos José da Veiga, que havia assumido o cargo interinamente após a morte do coronel Hermínio.

Em seu discurso, o novo comandante do CPA/M-3 falou sobre as especificidades da área norte e seus objetivos na nova gestão. “A interação entre polícia e sociedade é uma meta cada vez mais necessária para que concentrem-se ações mais diretas e eficazes para a consolidação dos propósitos da Segurança Pública”, afirmou. Gervásio explicou que seu trabalho irá privilegiar e incentivar a intensificação do policiamento comunitário, “utilizando como meios o patrulhamento dinâmico, ostensivo, focado para a preservação da ordem pública e as já consagradas bases comunitárias de segurança”.

Ao final de suas palavras, Gervásio se emocionou ao falar do coronel Hermínio, referindo-se a ele como um “sincero amigo e uma marcante personalidade de representatividade na segurança pública dessa região”. “A ele, que tão especialmente esteve lutando em prol de uma sociedade mais justa e digna, rendo minhas homenagens, comprometendo-me a seguir esse mesmo caminho e, ao recordá-lo, solicito a todos um minuto de silêncio pelo comandante coronel de Polícia Militar, José Hermínio Rodrigues, e também por todos os policiais que perderam sua vida no duro embate contra a violência e a criminalidade”, concluiu.

Em seguida, a palavra foi dada ao comandante geral da Polícia Militar, Roberto Antonio Diniz, que falou brevemente sobre o legado deixado pelo coronel Hermínio e explicitou toda a confiança depositada pelo comando da PM no coronel Gervásio. Na seqüência foi a vez de Marzagão, que lamentou novamente a perda do coronel Hermínio, elogiando seu trabalho, e também expressou sua confiança falando diretamente à Gervásio: “Não foi aleatória sua escolha para comandar a Polícia Militar da zona norte de São Paulo. Como todos os bons líderes, o coronel tem um vasto currículo que, tenho certeza, pesará em sua nova função”. O secretário terminou seu discurso agradecendo à toda corporação e desejando ao coronel Gervásio os votos de um excelente trabalho.

Experiência

A promoção de Gervásio de tenente coronel a coronel foi publicada no Diário Oficial do Estado no sábado, 16. Aos 54 anos, formado em Direito, Química, com cursos de Gestão pela Qualidade, Polícia Comunitária, Investigação Especializada e Perícia Criminal, ele chefiava a 3ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar, responsável pelo Planejamento

Da Secretaria de Segurança Pública

(I.P.)