Coronavírus: Alunos da Unesp serão voluntários para ações de extensão em Botucatu

Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista articula ações com estudantes e docentes da área da saúde

seg, 23/03/2020 - 17h31 | Do Portal do Governo

A diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Botucatu, professora Maria Cristina Pereira Lima, está organizando atividades extensionistas de estudantes e docentes dos últimos anos dos cursos de Medicina e Enfermagem para ajudar na contenção do novo coronavírus.

“As ações extensionistas são voluntárias. Temos muitos alunos que querem fazer um trabalho voluntário e estamos organizando as atividades que eles podem fazer, sempre sob supervisão”, salienta a diretora da Faculdade de Medicina, ressaltando que as estratégias da unidade universitária estão alinhadas com o Hospital das Clínicas de Botucatu, cuja gestão cabe à Secretaria de Estado da Saúde.

Saúde mental

Como Maria Cristina Lima é da área de Psiquiatria, a professora também dá dicas para o cuidado com a saúde mental neste momento de isolamento social. “Estamos estruturando ações para os alunos dos cursos de graduação de Enfermagem e de Medicina, organizando ações a distância, online, com eles”, explica. “É importante dizer que essas atividades não são ensino em Educação a Distância, mas representam algumas atividades para fazer com que os alunos não fiquem distantes da gente”, completa.

Docentes e estudantes da Faculdade de Medicina estão, de forma voluntária, gravando mensagens para a comunidade universitária, como fez a médica psiquiatra e professora da unidade, Albina Rodrigues Torres, que reforçou a importância de práticas que estimulem o autocuidado, a compaixão e a empatia no enfrentamento à pandemia. “Um trauma coletivo se enfrenta com ações coletivas”, diz Albina Rodrigues Torres.