Coro Referência do Projeto Guri participa de encontro em Minas Gerais

Evento gratuito e aberto ao público será realizado no dia 26 de outubro, a partir das 19h, na cidade de Poços de Caldas

qua, 23/10/2019 - 17h40 | Do Portal do Governo

O Grupo de Referência de Piracicaba – Coro do Projeto Guri promoverá uma apresentação no XIV Encontro de Corais “Luzia de Oliveira”. Gratuito e aberto ao público, o evento acontecerá no dia 26 de outubro, às 19h, no Teatro Urca, localizado em Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Constituído por 34 alunos, o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro é um dos 13 formados por adolescentes e jovens, em estágio avançado de aprendizagem, do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

A apresentação será composta por canções como “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso; “A Banda”, de Chico Buarque; “Baianá”, de Maria do Carmo; e “Sá Maria”, de Wilson Simonal. Os Guris serão regidos pela maestrina Vanessa Rodrigues Zambão, com acompanhamento do pianista André Grella e do percussionista Leonardo Delgado.

Grupo de Referência de Piracicaba

Com vozes juvenis masculinas e femininas, o grupo vem se aprimorando na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas de coro cênico, que inclui elementos de dança e teatro. Entre os trabalhos realizados, destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016; o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017; a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017; e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017.

O grupo também se dedica ao projeto de cultura local “Sons da Terra” apresentado no auditório do MASP, em junho de 2018, durante a abertura do Seminário Internacional For All, organizado pela Sustenidos, em parceria Jeunesses Musicales Internacional (JMI).

Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).

Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende uma resolução da pasta que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, a ação já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.