Coral Jovem do Estado interpreta canções latino-americanas

Concerto acontece no Museu de Arte de São Paulo neste domingo, 19

dom, 19/06/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Coral Jovem do Estado, grupo musical do Governo de São Paulo, buscou inspiração nos compositores latino-americanos para selecionar as obras do repertório que será apresentado no dia 19, domingo, às 16h, no Masp. O concerto, que contará com obras do argentino Carlos Guastavino, do mexicano Leonardo Velázquez e do chileno Miguel Letelier, terá a participação especial de duas cantoras do Coro da OSESP: Clarissa Cabral e Solange Ferreira Luiz.

Para o início do concerto foi selecionada a peça La Noche, do argentino Carlos Gustavino, e, na sequência, Crei mi higar apagado, Si dormir es Bueno e A la vera del caminho, do mexicano Leonardo Velázquez. O grupo apresentará também duas obras de compositores chilenos. São elas: Arbolé, arbolé, de Miguel Letelier; e as canções sobre sonetos de Pablo Neruda En los bosques, Sabrás que no te amo y que te amo e Dos amantes dichosos, de Silvio Soublette. Dos cubanos Manuel e Beatriz Corona, serão interpretadas Longina e Yo quiero salir del mundo, respectivamente.

Na sequência, o Coral apresentará canções de compositores brasileiros: Poema da necessidade, de Osvaldo Lacerda; Aos mesmos caramurus, de Camargo Guarnieri; Belo belo, de Breno Blauth e, para finalizar, Xangô e Estrela é lua nova, de Heitor Villa-Lobos, com solo de Mariana Sabino.

Naomi Munakata – regente

Diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e regente titular do Coro da Osesp, Naomi estudou violino e harpa e foi instrumentista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), estudou com o maestro Hans Joachim Koellreutter e formou-se em composição e regência com Roberto Schnorrenberg. Em 1986, aperfeiçoou-se na Universidade de Tóquio e, em 1991, laureada com bolsa da Fundação Vitae, estudou na Suécia com o maestro Eric Ericson. Foi regente assistente do Coral Paulistano e presidente da Associação Paulista de Regentes Corais. É diretora artística e regente titular do Coral Jovem do Estado.

Coral Jovem do Estado

Criado em 1979, durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Coral esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Juan Serrano, Martha Herr e José Ferraz de Toledo, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado. Desde 2005, tem como diretora artística e regente titular Naomi Munakata e como regente assistente Fernando Tomimura. Constituído por jovens estudantes de música, especialmente na área de canto erudito, tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Grupo faz parte da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo, que tem como executora a Santa Marcelina Cultura, organização social ligada à Secretaria de Estado da Cultura e tem patrocínio da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista e apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Sobre a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim

Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) – Tom Jobim é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano.

Programa

Carlos Guastavino (Argentina)
La noche
Leonardo Velázquez (México)
Três poemas breves:
– Crei mi higar apagado
– Si dormir es Bueno
– A la vera del camino
Miguel Letelier (Chile)
Arbolé, arbolé
Silvia Soublette (Chile)
Tres canciones sobre sonetos de Pablo Neruda:
– En los bosques
– Sabrás que no te amo y que te amo
– Dos amantes dichosos
Manuel Corona (Cuba)
Longina
Beatriz Corona (Cuba)
Yo quiero salir del mundo
Osvaldo Lacerda (Brasil)
Poema da necessidade
Camargo Guarnieri (Brasil)
Aos mesmos caramurus
Breno Blauth (Brasil)
Belo, belo
Heitor Villa-Lobos (Brasil)
Xangô
Estrela é lua nova (solista: Mariana Sabino)

Serviço

Coral Jovem do Estado
Data: 19 de junho de 2011 (domingo)
Horário: 16h
Local: Grande Auditório do MASP – Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Entrada: R$ 6 e R$ 3 (meia)
Capacidade: 374 lugares
Faixa etária: livre

Da Secretaria da Cultura