Coral infanto-juvenil do Projeto Guri se apresenta na Biblioteca SP

Coral infanto-juvenil do Projeto Guri se apresenta na Biblioteca SP

sáb, 17/09/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Coral Infanto-Juvenil do Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura, se apresenta no neste sábado, 17, às 15h, na Biblioteca São Paulo, localizada no Parque da Juventude. Com patrocínio da ISA-CTEEP, a apresentação tem regência de Vitor Gabriel e contará com um repertório com obras para coro de diversos períodos.

O concerto faz parte de uma série de quatro apresentações realizadas na Biblioteca São Paulo até o final do ano com os grupos infanto-juvenis do Guri (Camerata de Violões, Coral, Banda Sinfônica e Orquestra de Cordas). Segundo o coordenador pedagógico do Guri, Ricardo Appezzato, a ideia é enriquecer ainda mais a formação dos alunos. “Além da oportunidade de se apresentar em um espaço público, os alunos terão oficinas literárias relacionadas com o repertório que será apresentado”, explica.

O concerto tem início com peças dos compositores brasileiros Glauco Velásquez (Serenata) e Luciano Gallet (O destino das fadas). Na sequência, os jovens interpretarão peças de diversos períodos: Swing low, do grupo American Spiritual, com arranjo de Audrey Snyder, Venga nel nostro coro, de Antonio Salieri, And did those feet in ancient time, de Charles Hubert Parry, e Auf dem Deckel eines Bierglases, de Franz Möckl.

Para encerrar, foram selecionadas as obras Laudate Deum, de Henry Purcell, L’ange Gardien, de César Franck, The Tiger, de Sherri Porterfield, e Lonesome Valley, de Gilbert Martin.

Coral Guri

Grupo infanto-juvenil de formação e difusão artística do Guri, o Coral teve sua primeira formação-piloto em 2009. Com o objetivo de desenvolver uma formação específica no canto, o grupo também possibilita a integração dos alunos dos polos das várias regiões da cidade de São Paulo, que ensaiam semanalmente na sede da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Tem como regente titular Giuliana Frozoni.

Sobre o Guri

Com mais de 53 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é executado por duas organizações sociais da Secretaria de Estado da Cultura. A execução das ações nas unidades da capital e Região Metropolitana, com cerca de 13,5 mil alunos em 50 polos, é realizada pela Organização Social Santa Marcelina Cultura.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

A Santa Marcelina Cultura é responsável pela execução de dois programas de formação musical do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 2008, a OS administra o Programa Guri na Região Metropolitana de São Paulo, com 50 polos e cerca de 13,5 mil alunos, e a Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP Tom Jobim).

Com esta, organiza o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e os Grupos Jovens ligados à Escola: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim. Debaixo de todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no Estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs Marcelinas.

Serviço

Coral Infanto-Juvenil do Guri
Data: 17 de setembro, sábado
Horário: 15h
Local: Biblioteca São Paulo – Parque da Juventude
Endereço: Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana – São Paulo
Capacidade: 89 lugares
Ingressos: distribuição com uma hora de antecedência
Indicação Etária: LIVRE
Entrada gratuita

Da Secretaria da Cultura