COPANE promove seminários para novas políticas públicas de apoio ao nordestino

Eventos acontecerão em abril, maio, julho e agosto

sex, 09/04/2010 - 17h44 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina – COPANE realiza nos dias 12 e 27 de abril, 7 e 27 de maio, 30 de julho e 2 de agosto, os Seminários Temáticos: O Nordeste em São Paulo com temas como “A inserção política do nordestino na política de São Paulo”, “O Nordestino em São Paulo: desconstrução e reconstrução de uma identidade”, entre outros assuntos que objetivam tratar de questões pertinentes ao nordestino e elaborar políticas públicas que atendam suas principais necessidades.

O COPANE, um dos mais recentes conselhos de cidadania instituído no Estado de São Paulo, atua na luta para elaborar e articular novas ações para o povo nordestino. A migração nordestina para o Estado de São Paulo, especialmente para a capital, foi um fenômeno social marcante na história deste povo ao longo do século 20, sobretudo na década de 1930, quando o número de estrangeiros vindos para São Paulo foi superado pela migração nacional, sendo a sua maioria composta de nordestinos.

A história do nordestino, que se funde com a história de São Paulo, inspirou os seminários e oficina, momento em que serão discutidos temas cruciais à defesa dos interesses da população nordestina residente no Estado de São Paulo e em seguida deve-se extrair um conjunto de propostas, indicando ao Governo políticas públicas para a promoção dos direitos dos nordestinos.

Cada seminário será acompanhado de apresentações culturais, estimulando a afirmação da identidade dos nordestinos, ainda que tão distantes de sua terra, de sua origem. Assim, serão realizadas “Oficinas de Leitura e Contação de Histórias”, com enfoque na literatura nordestina e cordel, bem como atividades musicais.

O projeto será concluído em agosto, durante as comemorações da Semana do Nordestino.

Da Secretaria de Relações Institucionais