Copa: Metrô adota nova estratégia operacional para o 3º jogo do Brasil

Com o início do pico da tarde às 13h30, o Metrô antecipa a circulação total da frota

qua, 21/06/2006 - 9h55 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 22 de junho, o Metrô implantará um novo esquema especial de circulação de trens, antes do terceiro jogo do Brasil na Copa, para atender aos usuários que utilizarão o sistema metroviário. O horário de pico será antecipado em 30 minutos, com a frota total de trens circulando a partir das 13h30 até as 16 horas. No jogo anterior a frota total entrou em circulação às 14 horas.

O Metrô também enviou ofício à Federação Brasileira dos Bancos e à Associação Comercial de São Paulo solicitando que seja analisada a possibilidade de recomendar aos afiliados das instituições que seja antecipada a dispensa dos trabalhadores, com o objetivo de evitar a concentração de pessoas no mesmo horário e possibilitar que a população retorne para as residências com segurança, tranqüilidade e conforto.

A nova estratégia foi definida em virtude da demanda de usuários ter ficado acima da capacidade máxima de transporte do metrô no jogo anterior, entre 14h30 e 15h30, uma vez que o horário de saída dos empregados de lojas, bancos e escritórios foi coincidente, o que acarretou a formação de longas filas para entrada nas estações Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Anhangabaú, República e São Bento.

Total de trens em circulação

A Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi) terá 43 trens, a partir das 13h30. Os usuários que embarcam na Linha 2 – Verde (Imigrantes – Vila Madalena) terão à disposição 14 trens em circulação. Já para atender os passageiros da Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), o Metrô programou uma frota com 42 composições. Na Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) a frota em operação terá quatro trens.

Além de reforçar a frota em circulação, nos dias dos jogos do Brasil o Metrô também aumentará o quadro de funcionários do corpo de segurança e de serviço nas estações. O embarque de usuários portando bebidas alcoólicas não é permitido no Metrô.

Vale do Anhangabaú terá telão e shows musicais

Quem preferir acompanhar a Copa do Mundo na região central da cidade terá como opção um telão de 60 metros quadrados, instalado no Vale do Anhangabaú.

Nos dias em que houver jogo da seleção brasileira, também serão realizados shows com artistas populares no local, sempre após o término das partidas. Quem for ao Vale do Anhangabaú, também terá a oportunidade de conferir uma exposição, com painéis e vídeos, onde é contada a história dos cinco títulos mundias conquistados pela seleção do Brasil. Além disso, o público poderá acompanhar os jogos que serão disputados por equipes amadoras, masculinas e femininas, em uma quadra de futebol instalada no Anhangabaú.

Por medida de segurança, nos dias em que houver shows musicais no  Anhangabaú, o Metrô fechará, por volta das 18 horas, o acesso à estação São Bento, localizado no Vale do Anhangabaú. Os outros três acessos a esta estação, que ficam localizados nas ruas Boa Vista e São Bento e na Ladeira Porto Geral, permanecerão  abertos.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.