Copa do Mundo é tema abordado em aulas das escolas estaduais

Professores utilizam diversos recursos para incentivar o desenvolvimento dos estudantes paulistas sobre as disciplinas

seg, 28/05/2018 - 20h24 | Do Portal do Governo

Profissionais da rede estadual de ensino de São Paulo aproveitam o período de preparação dos atletas para a Copa do Mundo e usam o tema para as atividades em sala de aula. Isso ocorre porque, entre 14 de junho e 15 de julho, a maior competição de futebol do planeta chamará a atenção do público por meio da maratona de jogos das 32 seleções participantes.

Os educadores têm desenvolvido várias ações sobre o assunto, como, a título de exemplo, Paulo Rogério Caminhas, professor de Educação Física, e Íris Ferreira Santos, docente de História e Geografia, da Escola Estadual Valmar Lourenço Santiago, em São José dos Campos. Ambos abordam o campeonato mundial de futebol nas disciplinas com os alunos do Ensino Médio.

Na aula de Educação Física, o professor, que coleciona álbuns de figurinhas da Copa, propõe debates ligados à edição deste ano, como análises sobre a morfologia dos atletas e função de cada um dentro do jogo. “As atividades abrangem questões que fazem parte da grade curricular, como biótipo corporal, por exemplo. Analisando as figurinhas e demais informações de pesquisa, os alunos entendem o tipo físico de cada jogador, altura e peso recorrentes nos jogadores de cada posição e a explicação para isso”, explica.

Pesquisa

Por outro lado, a educadora de História e Geografia promove o jogo conhecido como “Super Trunfo”. Na ação, os países são representados por um aluno, encarregado de pesquisar informações e confeccionar materiais sobre o local.

Cada nação possui cartas com os jogadores. Assim, a cada país é atribuída uma pontuação de 0 a 100, que pode variar de acordo com a posição do jogador. A informações contidas são referentes à cultura, idioma, população e moeda, entre outros.

De acordo com a aluna Bruna Ramos de Almeida, do 1º ano do Ensino Médio, iniciativas desse tipo são importantes para a aprendizagem dos estudantes. Com o jogo, segundo ela, aprender se tornou mais divertido. As informações que os jovens assimilam sobre cada país, além de tornar o conteúdo das aulas mais interessante, os ensina a respeitar os semelhantes e diferentes.

Envolvimento

Já na Escola Estadual Keizo Ishihara, localizada na zona oeste de São Paulo, a professora de Ciências e Matemática Luciana de Souza participa de um projeto interdisciplinar com as turmas do 5º ano. Na disciplina de Matemática, os alunos resolvem questões sobre as coleções, figurinhas e jogos de futebol, como números e operações, sequência numérica, espaço e forma nas figuras geométricas que aparecem em cada bandeira.

Os significados das bandeiras dos países e o posicionamento deles no mapa mundial são temas tratados nas aulas de Geografia. Em Língua Portuguesa, os alunos já leram um texto sobre o gol feito descalço pelo brasileiro Leônidas da Silva, na Copa do Mundo de 1938. Após a leitura, a turma promoveu um debate e lembrou outros lances importantes na história do torneio.

Vale destacar também que as turmas montam um álbum compartilhado, principalmente na sexta-feira, considerado pelos jovens como o “Dia do Álbum”. A estudante relata que todos podem colar e contribuir com a compra das figurinhas. Além da colagem das peças, a data é aberta aos que desejam levar as figurinhas repetidas para trocar com os colegas de classe.

“Partindo de um tema de amplo interesse dos alunos, é possível conseguir recuperar os estudantes em defasagem, fazer com que eles entendam melhor a Matemática, sequência numérica, como contar e realizar operações numéricas”, enfatiza Íris Ferreira Santos.