Copa CASA de Futebol tem número recorde de participantes

Jovens que cumprem medida socioeducativa poderão ser vistos nas preliminares de jogos do Campeonato Paulista

qui, 04/02/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A 6ª Copa CASA de Futebol, competição esportiva mais esperada pelos jovens que cumprem medidas socioeducativas na instituição, já começou. Neste ano, o encontro reúne cerca de 1,2 mil atletas de 74 unidades do Estado. Os jogos terão a mesma fórmula de disputa da Copa do Mundo da África. As equipes foram distribuídas em grupos e se enfrentarão em eliminatória simples, desclassificando a equipe que perder o primeiro jogo. A competição tem duração de três meses (janeiro a março) e é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte da CASA. O evento também conta com a parceria da Federação Paulista de Futebol e a colaboração do ex-jogador Zé Maria, que jogou no Corinthians e Seleção Brasileira.

Os jogos da primeira fase de grupos realizados em São José dos Campos definiram os times que avançaram na disputa. Participaram dessa primeira rodada mais de 130 adolescentes de unidades de São José dos Campos, Itaquaquecetuba, Taubaté, Jacareí, Arujá, Guarulhos I e II, Caraguatatuba e Internato Pirituba. Foram disputados oito jogos, com destaque para o time da unidade Tamoios, de São Jose dos Campos, que venceu a equipe de Arujá por 5 a 3 e avançou para as quartas-de-final da competição. Agora, os vencedores das fases jogarão as preliminares do Campeonato Paulista de 2010.

Mudança de vida

Segundo Zé Maria, padrinho da Copa, nesta primeira rodada os adolescentes mostraram qualidade dentro e fora das quatro linhas. “Os jovens estão de parabéns pela disciplina e pela forma como se comportaram em campo”, comenta. “Estas atitudes mostram a importância do esporte na formação social de qualquer pessoa”. Para o jovem A.C., 16 anos, da equipe Tamoios, participar da competição é a oportunidade de mudar de vida. “Sair das unidades para jogar futebol é a forma de mostrar à sociedade que estamos prontos para retornar ao nosso lar”.

Os adolescentes jogarão nas preliminares do Campeonato Paulista de 2010, nos estádios do Morumbi, Pacaembu e Palestra Itália até a grande final. A equipe campeã receberá o troféu da 6ª Copa da CASA de Futebol de 2010, de posse definitiva. Também serão premiados os times classificados segundo e terceiro lugares. Haverá ainda o troféu Fair Play para a equipe mais disciplinada, além de premiação para o artilheiro e para o goleiro que sofrer menos gols. Nas fases regionais, a arbitragem ficou a cargo de profissionais da área de Educação Física da Fundação CASA, enquanto na fase final os árbitros serão da Federação Paulista de Futebol.

Outras disputas

Em junho e julho, os jovens disputarão os Jogos Regionais de Futsal, o 8º Torneio de Xadrez, a OlimUips (jogos entres adolescentes que cumprem medida de internação provisória) e o Festival Esportivo da Semiliberdade. Em agosto e setembro, acontecem o Torneio de Voleibol e o Festival de Skate. Em outubro e novembro, a instituição realizará a preparação e os jogos da 5ª Olimpíada da CASA, que reunem jovens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. A expectativa dos organizadores é de que além do futebol as atividades esportivas da Fundação CASA durante este ano envolvam em torno de 9 mil adolescentes.

Receita de sucesso

Realizada pelo sexto ano consecutivo, a Copa CASA de Futebol tem como objetivo principal fortalecer o processo de recuperação dos adolescentes, estimulando hábitos saudáveis, respeito, disciplina e união. Além da função socioeducativa, os jogos descobrem talentos profissionais para o esporte. Em 2005, revelou o primeiro: Pablo Calfany, que se profissionalizou no São Paulo. Em 2008, Diego Lima se destacou em campeonatos entre internos, sendo convidado para fazer parte do grupo sub-20 da Portuguesa de Desportos, em São Paulo. Em 2009, o ex-interno Eder Junior Pereira Costa, 18 anos, foi umas das revelações dos jogos, e atualmente está integrado ao elenco do time profissional do Marília.

Da Agência Imprensa Oficial e da Fundação CASA