Coordenadoria Oeste da SAP recebe Prêmio Mário Covas

Projeto homenageado tem por objetivo o aperfeiçoamento dos servidores das unidades prisionais

qui, 27/12/2007 - 17h29 | Do Portal do Governo

As melhores práticas de gestão adotadas na administração pública no Estado de São Paulo em 2007 foram conhecidas na noite de 17 de dezembro, durante a final do Prêmio Mário Covas – Inovações na Gestão Pública –, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A Coordenadoria dos Estabelecimentos prisionais da Região Oeste do Estado (CRO) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), concorreu na categoria Gestão de Recursos Humanos, com o projeto “A Arte do Servir: Programa de Ações Formativas e Construtivas para os Servidores das Unidades Prisionais Oeste” e foi contemplada com Menção Honrosa. “Este Prêmio vem valorizar e reconhecer a importância do investimento no aperfeiçoamento e qualificação dos servidores da SAP,visando prepará-los para a prestação de serviço de excelência no cumprimento de suas atribuições”, destaca o agente penitenciário Paulo dos Santos, que é um dos criadores do projeto, ao lado da assistente social Adriana Alkmin P. Domingues.

O programa consiste em uma parceria firmada com a com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que fornece espaço físico e corpo docente para que sejam aplicadas as metas pré-determinadas no projeto. “Os seminários são de total interesse dos servidores, pois tratam de assuntos relacionados ao seu dia-a-dia profissional”, explica Santos.

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo destacou que o nome da premiação reflete as práticas administrativas adotadas pelo ex-governador Mário Covas. “O prêmio é o símbolo de um servidor que sempre colocou o interesse público em primeiro lugar”, frisou Beraldo. Ele lembrou ainda da gestão Covas que reorganizou o orçamento estadual e pôs fim ao déficit de caixa enfrentado pelo Estado na década de 90. “Temos feito um grande esforço da melhora da eficiência do governo, inclusive com o envio de um projeto para Assembléia que prevê a criação de carreira de gestor. Aos poucos, isso vai representar uma mudança crucial na administração paulista”, afirmou o governador José Serra.

“Um prêmio como esse tem importante função de disseminar práticas vencedoras que podem ser adotadas por outras equipes, além daquelas que as criaram”, completou. Segundo Beraldo, uma das determinações do governador Serra é melhorar a qualidade do serviço público de São Paulo. “A grande cobrança da sociedade é que o Estado seja capaz de cumprir o seu papel de no mínimo criar condições iguais para todos. É nesse sentido que temos trabalho forte”, ressaltou.

O Prêmio

O prêmio foi criado em 2004 com o propósito de apoiar a modernização da administração pública do Estado de São Paulo para motivar servidores e valorizar trabalhos por eles desenvolvidos. O Prêmio é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Os vencedores foram julgados por uma banca formada por docentes da Fundap e mais nove pessoas. A partir dos critérios de avaliação especificados no regulamento, como relevância do trabalho, caráter inovador, efetividade de resultados, possibilidade de multiplicação, desenvolvimento de parcerias, relação custo-benefício, promoção da transparência e controle social, uma régua de pontuação criada por uma consultoria orientou os julgadores em sua avaliação.

“A criatividade e o caráter empreendedor dos participantes foram importantes na busca por melhorias significativas que, muitas vezes, não envolveram grandes investimentos”, observou a docente Fátima Cortella, responsável pela pré-seleção dos trabalhos da categoria “Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização”.

As 11 equipes vencedoras receberam troféus e um notebook cada. Os trabalhos qualificados, independente da classificação, foram contemplados com um certificado de participação, e os que se destacaram em algum dos critérios de julgamento receberam menção honrosa.

Além de difundir e multiplicar boas práticas de gestão pública, a premiação promove troca de experiências entre as diversas áreas da administração estadual. Também reconhece e valoriza ações que agregam inovação e qualidade à administração pública paulista em benefício do cidadão.

Das Secretarias da Administração Penitenciária e de Gestão Pública

(L.F.)