Coordenadoria de Juventude vai à Colômbia representar SP

O evento faz parte do projeto Cidades Mais Seguras

ter, 23/09/2008 - 9h18 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Programas para a Juventude, órgão ligado à Secretaria de Relações Institucionais, participou, na semana passada, da delegação brasileira convidada para o Encontro de Especialistas em Juventude e Políticas Públicas, em Medellín, na Colômbia. O evento faz parte do projeto Cidades Mais Seguras, iniciativa do UN-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Conglomerados Humanos.

A coordenadora Mariana Montoro Jens representou o governo do Estado de São Paulo na reunião, realizada de 10 a 12 de setembro, com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada do Brasil, México, Chile e da própria Colômbia.

Reduzir a violência – Segundo Mariana, o evento foi de extrema importância para apresentar iniciativas produzidas pela e para a juventude que tiveram sucesso em outras cidades da América Latina. Um dos exemplos citados por ela são as políticas de segurança pública. “As cidades colombianas de Bogotá e Medellín, assim como São Paulo, ainda que com realidades muito diferentes, têm servido como exemplo de redução dos homicídios, um dos tipos de violência em que os jovens são as vítimas mais freqüentes”, explicou.

Além de apresentações, troca de experiências e das discussões sobre os próximos passos do projeto Cidades Mais Seguras, os participantes do evento puderam visitar a Comuna 13, bairro periférico de Medellín que, como o Jardim Ângela, bairro da zona sul de São Paulo, conseguiu, em parceria entre o poder público e a sociedade civil, reduzir seus índices de homicídio e se livrar do estigma da violência.

O Cidades Mais Seguras é um projeto desenvolvido pelo UN-Habitat em diversas áreas urbanas do mundo – prioritariamente nos países em desenvolvimento – para desenvolver atividades de ocupação e desenvolvimento sustentável das cidades, com o objetivo de garantir habitação de qualidade para todos.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)