Coordenadoria de Assistência Técnica Integral completa 51 anos

Cerimônia de aniversário do órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado ocorreu em Campinas

ter, 26/06/2018 - 19h24 | Do Portal do Governo

A sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), em Campinas, foi palco da solenidade que marcou os 51 anos do órgão, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O evento ocorreu na última quarta-feira (20) e reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes de comunidades quilombolas e servidores.

Além da cerimônia, a iniciativa apresentou homenagens, exposição e venda de produtos, mostra fotográfica, bem como depoimentos e vídeos que mostraram os avanços obtidos com a ajuda do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado.

Durante a abertura, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, ressaltou que o Estado conta com relevância no cenário também graças ao trabalho da Cati. “Quem vivenciou os 51 anos do órgão sabe que o crescimento da agricultura e o encurtamento da distância entre pesquisa e produção se deve ao trabalho dos servidores”, enfatiza.

“A Cati é uma família composta por 1,2 mil servidores dispostos a ajudar a agricultura paulista. As parcerias proporcionaram resultados que são exemplo de dinheiro público aplicado com critério”, destaca o coordenador da Cati, João Brunelli Júnior.

Produção

O diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Sérgio Maranhão, destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos do Governo do Estado para a geração de renda, emprego, melhores condições de produção e escoamento dos produtos. “O trabalho com a Cati propicia mais do que a dinamização da produção, pois leva à autonomia dessas comunidades quilombolas”, afirma.

O gerente de projetos do Banco Mundial para o Brasil, Maurizio Guadagni, participou da solenidade e avalia que a instituição está satisfeita com os resultados do projeto. “A coordenadoria criou muitas oportunidades para os quilombolas que enfrentam problemas econômicos e sociais. Para a instituição financeira, é essencial ajudar os produtores a terem mais oportunidades”, diz o gerente.

Na cerimônia, o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Moreira, o secretário de Agricultura e Abastecimento e o coordenador da Cati assinaram um instrumento de parceria que deve atender mil agricultores paulistas até 2020, em acordo com supera os R$ 3 milhões. “Os produtores terão assistência técnica de qualidade para garantir uma agricultura mais inclusiva”, afirma Valmisoney Moreira.

Recursos

Também foram anunciados recursos para onze projetos comunitários, sendo oito de comunidades quilombolas e três de comunidades indígenas, no total de R$ 1,7 milhão em incentivos financeiros a serem executados nos próximos meses.

Além dos discursos, o evento apresentou uma exposição de fotos, banners informativos e produtos artesanais. Os participantes da celebração puderam conferir uma exposição fotográfica que apresentou abelhas de diversas espécies, nativas sem ferrão, solitárias e africanizadas, produzida pelo fotógrafo Sidney Cardoso.

“Os belos registros mostram a riqueza que a nossa natureza proporciona e é impossível não se encantar com tanta beleza”, analisa Osmar Mosca Diz, engenheiro agrônomo da Divisão de Extensão Rural, da Cati, que recepcionou os interessados na exposição.

A expositora Regina Pereira, da Associação Remanescente de Quilombo Kimbundu do Cafundó, de Salto de Pirapora, no interior paulista, demonstrou satisfação em constatar que os jovens que residem no quilombo deixaram de procurar o meio urbano para encontrar melhores condições.

“No Kimbundu, produzimos milho, feijão, mandioca e hortaliças, além de trabalharmos com artesanato. Graças ao Projeto Microbacias II, temos nosso espaço para receber os visitantes, como se fosse uma lojinha, e a juventude percebeu que as coisas melhoraram. Dessa forma, eles preferem ficar na comunidade”, revela Regina Pereira.