Coordenadoria de assistência ao agricultor completa 42 anos

Entidade auxilia pequenos e médios proprietários a garantir a sustentabilidade do agronegócio

ter, 24/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento completa neste mês 42 anos de atividades. A entidade é responsável pela orientação técnica na implantação de projetos, programas e ações que viabilizem a sustentabilidade do agronegócio, principalmente nas pequenas e médias propriedades paulistas. A Cati atua em todo o Estado por meio de 40 regionais e 594 Casas da Agricultura.

Para comemorar seu aniversário, a instituição preparou uma série de atividades. Nesta terça-feira, 24, começa o Encontro Estadual de Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio e outras autoridades. Entre os assuntos que serão discutidos estão planos regionais de desenvolvimento sustentável e  agências de desenvolvimento, entre outros.

A programação continua na quarta-feira, 25, com uma palestra sobre empreendedorismo e apresentação das experiências de sucesso das Associações de Produtores. No período da tarde, os agricultores participam da palestra Agricultura Familiar: Acesso ao Mercado e Sustentabilidade. Entre os dias 24 e 26, serão realizadas as feiras de Produtos das Associações e a do Verde – os dois eventos estão abertos à participação da população, das 8 às 17 horas.

As feiras

Os produtos expostos na Feira das Associações de Produtores Rurais mostram a diversidade existente no território paulista. Os visitantes poderão adquirir as famosas ostras de Cananéia, cultivadas na Reserva Extrativista Quilombola de Mandira; o artesanato e mudas de palmito da mais antiga Associação Indígena do Estado, localizada na Reserva de Rio-Silveiras, em Boracéia, São Sebastião; o artesanato fino, feito de fibra de bananeira, das mulheres da Oficina de Fibra de Mongaguá; maracujá e outros produtos da Associação Passiflora de Adamantina e Região; os produtos dos assentados de Presidente Epitácio.

Além disso, serão encontrados produtos orgânicos e doces artesanais do município de Joanópolis; os vinhos de uvas finas, produzidos em Vinhedo pelas famílias de imigrantes italianos e espanhóis e ainda pequenos pecuaristas farão exposições de produtos, contando a história da sua comunidade e da formação das associações, que estão proporcionado melhor acesso ao mercado.

Na Feira do Verde, os visitantes encontrarão mudas de plantas ornamentais, frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, etc) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc). Essas mudas são produzidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati, que trabalha cerca de 270 espécies diferentes. Toda a produção atende critérios técnicos, proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária.

Durante o evento, uma equipe de técnicos do órgão estará no local para prestar informações sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades, como cuidar das plantas, etc.

Serviço
Evento: Comemorações dos 42 anos de criação da Cati
Data: 24 a 26 de novembro
Local: Avenida Brasil, 2340 – Campinas – SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento