Coordenadoria Assistência Técnica Integral completa 43 anos

Comemorações contemplam sessão solene e calendário de atividades

sáb, 20/11/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Assistência Técnica Integral (CATI) completa, em novembro, 43 anos de existência com diversos eventos programados para a data. As atividades começam, na próxima terça-feira, 23, com a Sessão Solene de Abertura das Comemorações, que contará com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento João Sampaio e demais autoridades.

Na oportunidade, acontece o lançamento dos livros “Vinhedo Paulista e a Cultura da Seringueira para o Estado de São Paulo” e “Novas variedades de milho da CATI”. Nessa abertura, será entregue o prêmio Personalidade CATI 2010 para o Secretário de Agricultura e a Homenagem ao Funcionário CATI 2010. Além disso, o público poderá participar da feira de exposição e venda de produtos da agricultura familiar e das comunidades indígenas e quilombolas, bem como da tradicional Feira do Verde. As Feiras acontecem no período de 23 a 26 de novembro.

Também será feita a abertura do Seminário Estadual de Lançamento do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável, mais conhecido como Microbacias II – acesso ao mercado, realizado nos dias 23 e 24/11, O evento terá a presença de representantes do Banco Mundial e é direcionado a presidentes de conselhos municipais e regionais de desenvolvimento rural sustentável, associações ou cooperativas de produtores rurais e prefeitos de diversos municípios do Estado.

Sobre a CATI

A CATI é uma das coordenadorias da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e está presente em aproximadamente 600 municípios paulistas. Todo o trabalho realizado pelo órgão visa o produtor rural. Sua missão é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de programas e ações participativas, com envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas. Esses serviços e produtos estão à disposição dos agricultores e pecuaristas nas Casas da Agricultura, onde técnicos orientam para a boa condução dos negócios agrícolas.

Segundo o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, instituição procura proporcionar a integração entre o governo e a sociedade na busca de soluções para o setor, respeitando as características e necessidades de cada região. Desde sua criação, a CATI vem trabalhando no desenvolvimento e modernização do agronegócio paulista. Fontes destaca que a implantação do Programa de Microbacias proporcionou a participação dos agricultores e outros envolvidos no setor a levantarem o real diagnóstico dos municípios. “Passamos então a buscar o desenvolvimento do agronegócio com as características, problemas e potencialidades próprias. Nosso objetivo é fortalecer as cadeias produtivas, reduzindo custos, agregando valor e inserindo a comunidade rural no mercado consumidor, buscando assim cumprir a real função da instituição: o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida no meio rural”.